A telemedicina foi responsável por gerar uma economia de 80% no custo estimado caso os atendimentos da healthtech Conexa fossem realizados na rede física, poupando um valor de R$ 12 milhões entre os meses de agosto a outubro de 2022.
Foram realizados mais de 57 mil atendimentos online no período e, desses, 88% das queixas foram resolvidas via telemedicina, encaminhando 1,5 mil pacientes para o pronto-socorro físico. Os custos totais dos atendimentos foram de pouco mais de R$ 3 milhões. Sem a telemedicina, as despesas seriam da ordem de R$ 15 milhões.
A economia pode ser ainda maior se levado em consideração que, no atendimento físico, são solicitados uma média de três exames complementares por atendimento, enquanto na telemedicina a média é de 0,8.
O estudo também identificou que cerca de 10% dos pacientes que tiveram alta por telemedicina ainda acessaram o pronto-socorro presencial sem necessidade, reforçando que ainda é preciso avançar na adesão e na cultura de atendimentos digitais para otimizar o sistema de saúde.