A operadora móvel virtual Deutsche Telekom oferece conectividade para cerca de 200 mil veículos no Brasil. Entre eles, 113 mil da BMW e 23 mil da Volvo. Presente no Brasil há 8 anos, a MVNO é credenciada da Claro, mas também utiliza o core de rede próprio. Para a Volvo, esta oferta acontece desde 2021.
No mundo, são 12 milhões de veículos conectados e a expectativa da MVNO é chegar a 25 milhões até o fim deste ano. Todos eles recebem um eSIM embarcado à sua estrutura física. A operadora móvel possui uma plataforma unificada, global, ou seja, a mesma visão sobre consumo e outras informações dos veículos da Volvo que alguém tenha no Brasil, terá também em qualquer outra parte do mundo. E, independentemente do local em que o veículo é produzido, ao chegar no Brasil, há pequenas adaptações a serem feitas para que ele se adapte à regulação nacional.

Daniel Sartori, head de conectividade móvel na Deutsche Telekom. Crédito: divulgação
“O uso do eSIM permite alguns benefícios. Ele é soldado no veículo e não está sujeito ao desgaste do tempo, variações, depreciações. E não precisa fazer substituição. Ele tem a facilidade de, caso necessário, mudar de operadora de forma simples, também”, resume Daniel Sartori, head de conectividade móvel na Deutsche Telekom, em conversa com Mobile Time.
Parceria com a Claro
A MVNO usa as ERBs da Claro, mas todo o núcleo de rede, gerenciamento da plataforma, seu aprovisionamento é feito pela Deutsche Telekom a través do core de rede global, que fica na Alemanha, ou seja, usa apenas a estrutura de acesso da MNO brasileira, explica Sartori.
O mercado da operadora móvel virtual é IoT e M2M. A empresa não trabalha com voz. Entre os veículos conectados estão, além de carros de passeio, maquinários – sejam eles voltados para a construção civil, mineração ou agro – e motocicletas. E a plataforma de gerenciamento dos veículos permite o controle de consumo desses equipamentos, bloqueio, desbloqueio, entre outros serviços.
Deutsche, Volvo e o modelo de negócio

Aplicativo oferecido pela Volvo a seus clientes. Crédito: divulgação
Para o consumidor final, a Volvo oferece um aplicativo que permite com que o motorista, por meio da conectividade oferecida pela Deutsche Telekom, consiga abrir as portas, climatizar o veículo, achar o carro, acessar mapas (com o app Waze), ligar apps de música, entre outros serviços exclusivos da Volvo. “A gente é um habilitador de experiência para o proprietário”, resume Sartori.
Como modelo de negócio, a Deutsche Telekom cobra da montadora um plano de dados pay per use. E a Volvo oferece a conectividade como um serviço de valor agregado, sem custos a seus clientes.
Entre os benefícios, algumas montadoras oferecem chamada de emergência e chamada de serviço de atendimento da montadora.
BMW e Deutsche Telekom
A MVNO também oferece serviço semelhante à BMW. Ao todo são 113 mil veículos rodando no Brasil com conectividade fornecida pela Deutsche Telekom. Neste caso, os donos dos automóveis acessam aplicativo da montadora gratuitamente assim como outros serviços digitais. Os veículos também saem das fábricas com o eSIM embarcado e são oferecidos serviços, mas também atualizações de softwares do veículo.