A Qualcomm Technologies anunciou, durante o evento Embedded World na Alemanha, um acordo para a aquisição da Edge Impulse, empresa especializada em inteligência artificial (IA) para dispositivos de borda. A ideia da Qualcomm é ampliar sua oferta para desenvolvedores e consolidar sua liderança no setor de IoT (Internet das Coisas).

Com essa aquisição, a Qualcomm busca aprimorar sua abordagem integrada para a evolução do IoT através da IA. A crescente adoção de IA nas soluções de IoT é estimulada pela capacidade de automatizar processos através da coleta ágil de dados, análise baseada em IA e tomada de decisões de forma mais eficiente.

A integração da Edge Impulse com a Qualcomm permitirá que os desenvolvedores utilizem os processadores Qualcomm Dragonwin, que oferecem inferência de IA aprimorada, visão computacional e maior eficiência no processamento de dados.

O Qualcomm AI Hub também será incorporado, de forma a promover uma otimização de modelos de IA e aumentar em até quatro vezes o desempenho de inferência, reduzindo o tamanho e o consumo de memória dos modelos.

A empresa já busca desde o ano passado adotar diferentes estratégias para atender os vários segmentos de IoT. Assim, a Qualcomm reforça seu ecossistema de parcerias  e soluções customizadas para atender setores como varejo, segurança, energia, cadeias de suprimentos e gestão de ativos.

A Edge Impulse manterá sua plataforma atual, mas agora sob a marca “Edge Impulse, uma empresa Qualcomm”, e continuará a oferecer suporte a desenvolvedores e parceiros de ecossistema.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!