Se existe uma Nossa Senhora das Vagas, a santa nem sempre está disponível quando os motoristas mais precisam. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ford, as pessoas podem perder, em média, mais de um dia por ano procurando por uma vaga para estacionar. Pensando em ajudar nessa difícil tarefa, a montadora norte-americana testa o “estacionamento coletivo”.

A solução consiste em sensores ópticos instalados nos veículos que fazem o mapeamento de temperatura do local enquanto rodam. As informações coletadas são passadas entre os carros e para uma infraestrutura externa para estabelecer a dinâmica do tráfego de forma mais eficiente. O motorista visualiza as vagas disponíveis em forma de mapa na tela multimídia do automóvel. A solução dispensa que o estacionamento tenha sensores

Os testes estão sendo realizados nas ruas e estacionamentos de Milton Keynes, cidade que fica a cerca de 70 quilômetros de Londres. O projeto do estacionamento colaborativo faz parte do programa Autodrive, patrocinado pelo governo britânico, com 20 milhões de libras para o desenvolvimento de novas tecnologias de carros autônomos e conectados.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!