A Telecall espera ter 3 milhões de usuários de FWA 5G na Colômbia até 2027. Será um crescimento de quase dez vezes em comparação com os 350 mil projetados para o último trimestre deste ano, quando deve iniciar sua operação no país. Em seu plano de negócios, a operadora calcula que terá 1 milhão de usuários em 2025 e 2 milhões em 2026.

A Telecall espera chegar ao fim de 2027 com 4.108 sites 5G na Colômbia, bem acima da exigência regulatória, comentou Bruno Ajuz, vice-presidente da empresa, durante o segundo dia de evento organizado por Mobile Time e Teletime, na manhã desta quarta-feira, 10, em São Paulo. Suas principais áreas de atuação serão Barranquilla, Cartagena, Medellín, Bogotá e Cali.

Leilão de 5G da Colômbia

A Telecall foi a primeira operadora brasileira a vencer um leilão de espectro de telefonia celular em outro país. Outros vencedores do leilão colombiano foram Claro, Tigo-Movistar e WOM. Cada grupo levou um bloco de 80 MHz na faixa de 3,5 GHz.

O mesmo leilão incluiu blocos nas faixas de 700 MHz, 1900 MHz e AWS estendida, mas não houve interessados. Ao todo, o governo colombiano arrecadou com o leilão aproximadamente 1,5 trilhão de pesos colombianos, equivalente a US$ 380 milhões. A Telecall ofereceu 318,33 bilhões de pesos colombianos, ou cerca de US$ 81 milhões.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!