A operadora móvel virtual (MVNO) Hello Celular adotou biometria facial na ativação de novos chips. Inicialmente, a novidade está restrita aos novos assinantes de planos Controle, mas gradualmente será expandida para outros planos e para outras funcionalidades. A ideia é tornar mais fácil e, ao mesmo tempo, mais seguro o acesso aos seus serviços.

No processo de onboarding, o novo cliente envia um documento com foto para a compra de uma linha. Para ativá-la, agora é feita a verificação biométrica cruzando com a foto do documento.

“No modelo atual, voltado aos Planos Controle, a biometria é utilizada principalmente no momento da ativação da linha – tanto em chips físicos quanto eSIMs. Esse processo funciona como o desbloqueio de um cartão de crédito enviado pelos correios: o cliente realiza a ativação por meio de criptografia biométrica, que cruza a selfie do usuário com um documento oficial com foto”, descreve André Ribeiro, CEO da Hello, em conversa com Mobile Time.

A tecnologia de face ID também será usada quando houver novos acessos ao aplicativo, como reinstalações, logouts, limpeza de cache ou quando o cliente tentar vincular um novo dispositivo ao seu perfil. “Nesses casos, o reconhecimento facial funciona como um mecanismo de autenticação de segurança e prevenção de acessos indevidos”, esclarece Ribeiro.

No segundo semestre, a empresa vai incluir a biometria facial nas jornadas de ativação de outros serviços, como roaming internacional, planos empresariais, MVNO White label e FWA, por exemplo, e incluirá outras etapas de validação, integradas a ferramentas de AML (anti-lavagem de dinheiro), quando necessário, e análise de crédito.

A fornecedora da solução de biometria facial adotada pela Hello Celular é a Didit.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!