A TIM confirmou um investimento de R$ 1 bilhão para modernizar e expandir a sua rede celular no estado de São Paulo ao longo de 2025. Em encontro na capital paulista com a imprensa especializada nesta quinta-feira, 10, o CEO da operadora, Alberto Griselli, explicou que o plano mira fortalecer sua liderança em qualidade e cobertura.
“Se considerarmos a infraestrutura de rede, nós temos liderança em cobertura no 4G, e 5G. O que está por trás da decisão de São Paulo é que lançamos o 5G rapidamente, cobrimos as capitais e bairros principais, agora estamos em uma onda de fortalecer e consolidar a liderança. Fazer mais um ou dois passos para frente. Estamos modernizando tudo aqui (DDD 11) e em outros lugares do estado”, detalhou o CEO.
O projeto envolve a atualização dos 3 mil sites da TIM em 64 cidades do DDD 11 com 4G e 5G. No resto do estado serão mais 1 mil sites atualizados nos DDDs 12, 13, 15, 19, sendo que 400 serão 4G e 600 com 5G. Com essa estratégia, a TIM mais que dobra a cobertura 5G no interior de SP, de 94 para 200 cidades. Isso envolve ainda a instalação de 700 novas antenas em 160 cidades, como Campos do Jordão, Sorocaba e Campinas.
Mas o reforço é mais forte na região metropolitana, já que 75% dos sites da TIM estão localizados nesta área. Com isso, a operadora terá 30% mais de cobertura, 40% de mais capacidade e 15% de redução de consumo de energia nesta área urbana. Com foco primeiro em bairros mais populosos da cidade, como Itaim, Vila Mariana e Moema, a estratégia consiste em levar conectividade móvel ao metrô de São Paulo, em especial a Linha 5, Lilás, que está em processo de instalação do 5G com a IHS.
Nas cidades do DDD 11 (Grande São Paulo), o fornecedor será a Huawei e no interior e litoral, a Nokia.
Estrutura da TIM
Segundo Marco Di Costanzo, CTO da TIM, a instalação dos equipamentos busca atender a demanda futura do consumo da rede, uma vez que os assinantes que migram do 4G ao 5G consomem mais a rede. Por isso, os equipamentos estão preparados para 5,5G e com padrão standalone (SA). O executivo disse que “é o melhor que existe” em equipamentos de rede, mas faltam apenas terminais de baixo custo para consumir o 5G SA, uma vez que essa tecnologia está em smartphones da faixa de preço mais alta.
Costanzo afirmou que a estrutura da rede será completamente digital. Chama a atenção que na capital a operadora começa a utilizar a antena Meta AAU da Huawei. A TIM é a primeira a utilizá-la.
“Marco (Di Costanzo) pediu para a Huawei juntar as antenas. Ela foi desenvolvida e negociada. É uma antena que substitui duas antenas. Ou seja, custa menos que duas antenas, traz mais economia urbanística e a antena nova funciona melhor – com aumento de cobertura e capacidade”, explicou o CEO.
Estratégia comercial
A expansão de sua rede envolve ainda uma ampliação de sua estratégia comercial. A companhia instalará uma loja conceitual na Rua Oscar Freire, região dos Jardins, na capital paulista, que terá como foco a fidelização e a captura de novos clientes para seus produtos e serviços.
Mas também terá a implantação de mais 30 lojas no interior paulista: “A atividade de e-commerce cresce, mas clientes nossos também gostam da relação física com a marca”, completou Griselli.
Fabio Avellar, CRO da TIM, explicou que a estratégia busca ter um ponto de contato interessante com o consumidor por meio de uma “conexão física e comercial”, algo similar àquilo que fazem na região metropolitana de Belo Horizonte (DDD 31) e no Triângulo Mineiro.
Avellar também disse que a rede celular trará benefícios tanto para o consumidor final (B2C), como para empresas (B2B) que poderão desfrutar de ofertas, como o network slicing, da mesma forma que acontece em setores como agronegócio, logística, rodovias e indústria 4.0.
Imagem principal: Alberto Griselli, CEO da TIM (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)