A partir de 29 de julho os números de telefones celulares da cidade de São Paulo passarão a ter nove dígitos (N9), obrigando as operadoras a atualizarem seus processos na fase de transição para o novo sistema. Com o objetivo de oferecer a estas operadoras a tecnologia necessária para atender à nova determinação, a Orange Tecnologia acaba de lançar uma solução composta de central de comutação SS7 padrão ISUP-BR e um módulo de máquina anunciadora para mensagem de inserção do novo dígito.

A transição para os nove dígitos será feita a partir de julho. Em um primeiro momento, quando usuário fizer a ligação com os antigos oito dígitos, a operadora interceptará com uma mensagem de orientação, mas vai completar a chamada. Depois, durante um período de 60 dias, vai interceptar, dar a notificação e desligar. Depois, não fará nada, pois o número será inexistente.

A solução que a Orange criou se aplica às duas primeiras fases: o sistema implantado na operadora identifica quem discou com oito dígitos e envia a mensagem de áudio. Os arquivos de áudio são facilmente manipulados e as mensagens podem ser configuradas de acordo com os cenários.  A discagem do dígito 9, que estará à frente do número do celular, não dependerá da localidade de origem e possibilitará a todas as operadoras atenderem a esta mudança.

Segundo o diretor comercial e de canais da Orange Tecnologia, Fábio Sulzbacher, o novo produto possibilitará maior velocidade na transição para o novo modelo determinado pela Anatel. “Nossa equipe de desenvolvimento trabalhou em uma solução de custo acessível às operadoras, com tecnologia nacional e suporte em português”. Segundo o diretor, já existem contratos fechados com operadoras para o fornecimento do serviço, embora os nomes não tenham sido revelados. Como se trata de um serviço temporário, o pagamento vai se dar por meio de uma quantia fixa paga por um período determinado.

Ainda segundo Sulzbacher, a Orange está habilitada para prover a solução a outros estados que também venham a adotar o nono dígito em celulares.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!