Uma série de novidades foram anunciadas nesta quarta-feira, 10, para o Bard, o chatbot de inteligência artificial (IA) generativa do Google, em seu evento anual Google I/O. A ferramenta, cujo acesso foi expandido para 180 países, foi aprimorada, se tornando mais visual e se integrando a serviços do Google, como Lens, além de aplicações externas, como Adobe Firefly.
Recentemente, o novo modelo de linguagem do Google, o PaLM 2, passou a ser utilizado no Bard. Isso permitiu melhorias no seu funcionamento, incluindo capacidades avançadas de raciocínio e matemática, além da habilidade de trabalhar com códigos. Ele consegue escrever em mais de 20 linguagens de programação, além de explicar os códigos escritos.
O Bard ficará mais visual nas respostas, que até então suportavam apenas texto. Ao fazer uma busca sobre atrações turísticas de um determinado local, por exemplo, o chatbot mostrará imagens correspondentes, como uma forma de complementar a resposta textual, conferindo uma dimensão visual. Ao mesmo tempo, será possível fazer perguntas usando imagens. O Google Lens será agregado ao chatbot, analisando a imagem e identificando os seus elementos.
“Se você quer se divertir com seus bebês peludos, pode fazer upload de uma imagem e pedir ao Bard para escrever uma legenda engraçada sobre esses dois”, exemplificou Sissie Hsiao, vice-presidente e gerente geral do Google Assistant e Bard, apontando para uma imagem com dois cachorros. “O Lens detecta que esta é uma foto de um pastor alemão pateta e um Golden Retriever e, em seguida, Bard usa isso para criar algumas legendas engraçadas”, detalhou.
Além do Lens, o Bard está se integrando a recursos de outros aplicativos e serviços. Ao fazer perguntas cujas respostas envolvam locais, os chatbot poderá indicar no Maps onde estão localizados. Ou poderá organizar as informações textuais em uma tabela, no Planilhas. Além disso, a resposta poderá ser exportada diretamente para o Gmail, para o rascunho de um novo e-mail.
Serviços externos
O Bard também terá extensões de serviços externos, como Spotify, TripAdvisor, Kayak, Uber Eats, OpenTable e Walmart. A única integração antecipada pelo Google foi com o Adobe Firefly. Ao longo dos próximos meses, o serviço de geração de imagens por IA da Adobe será agregado ao chatbot. Será possível pedir para que ele gere imagens, contanto que sigam os padrões de qualidade e responsabilidade ética da Adobe
Expansão
A lista de espera, na qual era necessário se inscrever para utilizar o Bard, foi eliminada. Antes disponível apenas nos EUA e no Reino Unido, o chatbot chega nesta quarta-feira a mais de 180 países e territórios. A ferramenta conversacional pode ser usada em japonês e coreano. Em breve, 40 idiomas serão disponibilizados.