O aplicativo Encontre Meu Dispositivo, disponível para Android, em breve será expandido para outros objetos. Em adição à possibilidade de rastrear smartphones, tablets e smartwatches com WearOS, ele poderá ser usado para localizar dispositivos como fones de ouvido e tags Bluetooth, segundo anúncio feito pelo Google nesta quarta-feira, 10, durante o evento Google I/O.

O aplicativo terá suporte para tags de rastreamento de marcas como Tile, Chipolo e Pebblebee, fazendo frente à AirTag, da Apple. Além disso, fabricantes de fones de ouvido, como Sony e JBL, se juntarão ao ecossistema. Este rastreamento será possível por meio dos bilhões de dispositivos Android circulando no mundo inteiro.

“Demoramos um tempo para acertar nisso, pois proteger a privacidade e segurança é vital. Desde o começo, desenhamos a rede de uma forma que preserva a privacidade, em que a informação de localização é criptografada”, comentou Sameet Samat, vice-presidente de gestão de produto do Google. “Ninguém pode saber onde os seus dispositivos estão localizados, nem mesmo o Google.”

Rastreamento indesejado

A companhia aproveitou para dar mais detalhes sobre os esforços conjuntos com a Apple para combater o uso indevido de tags. Para reforçar a segurança, o smartphone mostrará uma notificação quando um rastreador desconhecido estiver se movendo junto à pessoa, o que pode indicar que ela está sendo vigiada por alguém. Será possível ver por onde a tag passou e tocar um som para que seja possível encontrá-la.

O usuário poderá visualizar instruções para desativar fisicamente o rastreador e impedir que ele atualize sua localização. Também foi desenvolvida uma forma manual para que os usuários possam pesquisar proativamente por rastreadores desconhecidos que estão próximos a eles.

Os alertas de rastreador desconhecido funcionarão com tags Bluetooth amplamente usados, incluindo Apple AirTags e todas as compatíveis com a rede do Encontre Meu Dispositivo. O recurso estará disponível no verão americano, entre junho e agosto.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!