A presidente do Xbox para a Microsoft, Sara Bond, confirmou que a companhia vai lançar o seu próprio marketplace de jogos móveis no mês de julho, em uma alternativa às líderes do setor Google Play do Google e App Store da Apple. Em entrevista à Bloomberg nesta sexta-feira, 10, a executiva afirmou que a operação começará com seu próprio portfólio de jogos, como Candy Crush (Activision Blizzard) e Minecraft (Microsoft).

Após adicionar os jogos first-party, Bond afirmou que vai expandir a capacidade da loja com os seus parceiros (third-party), de modo que ofereçam uma experiência entre dispositivos (cross-platform, no original em inglês) para os seus consumidores.

A loja de games móveis da Microsoft começará na web. Bond explicou que será neste formato, pois para ter uma experiência completa em todos os dispositivos e países para não ter problemas com as políticas de lojas de apps com sistemas fechados.

E a partir da experiência web, a Microsoft deve expandir para outros devices.

Vale lembrar, a Microsoft tem um sistema de assinatura de games em nuvem, o Game Pass (Android, iOS), com mais de 100 jogos para PC, consoles da marca Xbox e dispositivos móveis. Mas esse modelo replica os games de PC e console no device, ou seja, não tem jogos móveis.

Também é importante recordar, a Microsoft completou a aquisição por US$ 69 bilhões da Activision Blizzard em outubro do ano passado. A compra inclui jogos de franquias de destaque no PC, console e mobile, como Candy Crush, Diablo e Call of Duty.

Abertura de mercado

A Epic Games é outra companhia que usa a web como forma de acesso, neste caso, ao jogo Fortnite, uma vez que o game foi banido das lojas de apps de Google e Apple com o argumento de quebra de contrato, após a produtora divulgar abertamente que haveria formas de deixar o jogo mais barato se saísse do lock-in de meios de pagamentos das duas lojas.

Essa disputa foi para a Justiça em vários países e já resultou em vitória para a Epic Games nos EUA.

Além disso, os movimentos regulatórios (Atos de Mercados Digitais e Serviços Digitais da Europa e regras mais rígidas contra o duopólio de Apple e Google na Coreia do Sul) colaboraram para uma abertura de mercado que possibilita aos apps saírem do lock-in da Apple e do Google, além de empresas como Epic Games e Microsoft criarem suas próprias lojas de apps e games móveis.