A insurtech Pier (Android, iOS) desenvolveu um algoritmo de machine learning capaz de autorizar o pagamento de sinistros de smartphones em segundos. O recorde aconteceu quando um pedido foi liberado em apenas um segundo e o dinheiro caiu na conta do cliente em 12 segundos. Ou seja, foi reconhecido o sinistro, autorizado o pagamento e o banco confirmou o recebimento da transação nesse curto período de tempo. Não à toa, a inteligência artificial foi nomeada de Pier Bolt, uma homenagem ao corredor jamaicano Usain Bolt, recordista mundial dos 100 metros, 200 metros e 4 x 100 metros, e considerado o homem mais rápido do mundo.
A tecnologia, proprietária, começou a ser desenvolvida ainda em 2019. Em março deste ano, passou por uma fase de testes com alguns clientes a partir de março e desde maio foi incorporada por toda a base de usuários da insurtech, composta por mais de 36 mil pessoas. Atualmente, a IA é capaz de aprovar 10% dos pedidos de reembolso automaticamente e a meta é chegar a 30% no final deste trimestre, ou seja, no final de junho. 80% atingem a média máxima de cinco dias para o recebimento da indenização. E os outros 10% são os casos que faltam documentação ou informações adicionais e que é necessário mais tempo para validar a indenização e, por isso, podem chegar ao prazo máximo de 30 dias estabelecido pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).
O Pier Bolt é, atualmente, exclusivo para o seguro de celular, mas o machine learning analisa 100% dos pedidos de reembolso de sinistro que entram na plataforma. Ele não reprova, só aprova. “O que ele não consegue vai para o fluxo normal. Como é novo, dizemos que está aprendendo a lidar com os sinistros”, explica Aíquis Rodrigues Gomes, product manager da insurtech em conversa com Mobile Time. Gomes acredita que Pier Bolt deverá, futuramente, ser aproveitado no seguro de auto.
A inteligência artificial analisa 45 mil pontos de dados para tomar a decisão. Geolocalização, tempo que o usuário é cliente da Pier e o modo como usa o aplicativo são algumas das informações capturadas para já pré-aprovar a liberação do sinistro.
“O Pier Bolt é IA que vai coletando dados do cliente e analisando ao longo da sua experiência na Pier. No momento do sinistro, o algoritmo compila as informações e dá o veredito do reembolso”, completa Gomes, product manager da insurtech em conversa com Mobile Time.
Em outubro de 2020, a Pier recebeu aprovação da Susep para operar como seguradora digital no País a partir de sua inserção no sandbox da reguladora.