A CMA (Competition and Markets Authority), órgão regulador de competitividade do Reino Unido, iniciou uma ‘investigação de mercado’ sobre Apple e Google nesta sexta-feira, 10. O intuito da análise é verificar se houve intervenções em favor de um duopólio das duas companhias nos segmentos de navegadores mobile e jogos em nuvem.
“Quando falamos como as pessoas usam smartphones, Apple e Google controlam todo esse ambiente. Embora muitos dos seus produtos e serviços sejam bons, eles dominam com mão de ferro o ecossistema mobile e conseguem evitar a competição, travando a economia britânica e limitando as escolhas (dos consumidores)”, justifica Andrea Coscelli, chefe executivo da CMA.
A investigação no Reino Unido ocorre após um estudo do regulador ouvir diversos players do ecossistema mobile durante um ano. Divulgado nesta sexta, o documento da CMA confirma que Apple e Google formam um “duopólio efetivo” que permite às duas empresas controlarem o mercado mobile, em especial sistemas operacionais, lojas de aplicativos e navegadores mobile.
Nos browsers, a CMA revela que 97% do total da navegação mobile no Reino Unido em 2021 foi feita por meio do Apple Safari ou Google Chrome. O regulador está preocupado com esse domínio que limita o potencial de navegadores rivais, assim como o desenvolvimento do mercado de aplicativos web.
Em cloud gaming, a preocupação é com a possibilidade de a Apple bloquear o crescimento do setor, pois a receita com games móveis na App Store ficaria em risco com o desenvolvimento de novos players. Sem citar a disputa com Epic Games, a CMA lembra que “a Apple já bloqueou o surgimento de serviços de jogos em nuvem” no seu marketplace.
Por regra, a averiguação dura 18 meses, mas pode ser estendida por mais seis meses.
In-App Purchases
Paralelamente, a CMA lançou consulta de proposta de investigação sobre o Google também nesta sexta-feira. O regulador britânico quer entender se o controle da companhia na Play Store fere as leis de competição locais. A ideia é analisar duas categorias em especial: o pagamento in-app e a compra de produtos digitais por parte dos usuários no marketplace. Essa consulta está aberta para propostas até 22 de julho.
Vale dizer que a Apple já tem uma investigação similar em curso desde março de 2021.