Talvez você – assim como eu – já tenha parado em algum instante e pensado: será que meu dispositivo está protegido contra vírus e outras invasões? A modernidade traz comodidade, mas também a necessidade de investir em segurança. Quanto mais avançados estamos em recursos, mais preparados ficam os invasores. Mas então, se fizermos este questionamento – se nossos dispositivos estão seguros – na rua, para nossos amigos ou até mesmo funcionários de muitas empresas, na maioria dos casos, vamos ter um sim como resposta ou então uma dúvida se está mesmo seguro.
Vimos no artigo "Sete dicas de segurança para recursos móveis" que precisamos ter cuidado com os aplicativos que são instalados. O mercado móvel oferece uma infinidade de opções de joguinhos, recursos para administração do dia a dia e até para trabalhar, que devemos ter cuidado. Devemos pensar na mesma forma que pensamos com nosso laptop.
Para garantir a segurança do seu smartphone ou tablet, a solução é simples: instale também um antivírus gratuito, que te protegerá contra a quantidade incipiente de malware nessas aplicações.
Mas os nossos dados estão seguros, se perdermos ou se roubarem nosso smartphone?
Para se ter uma ideia de quanto isso é importante, em menos de cinco minutos somos capazes de quebrar a segurança de um dispositivo protegido por senha e, assim, ficamos sem limitação nenhuma ao acesso a todos os dados nele contidos. Mais uma vez vemos que para proteger nosso smartphone é importante ter uma política de senha rigorosa e é fundamental que exista uma criptografia de dispositivo móvel.
O mercado oferece excelentes soluções para criptografar todo tipo de dispositivos e atender às políticas de segurança de sua empresa.
Então, podemos responder a pergunta de forma concisa e segura. Você acha que o seu dispositivo está protegido? Finalmente, SIM!