Dispositivos móveis representarão 25% das reservas online para viagens de negócios até 2017 no mundo, de acordo com pesquisa da Carslon Wagonlit Travel (CWT) divulgada nesta quinta-feira, 10. Plataformas tradicionais de reservas online levaram oito anos para alcançar o mesmo nível de atividade, segundo a empresa. A pesquisa foi conduzida entre dezembro do ano passado e maio deste ano com 1.804 gerentes de viagens de negócios e viajantes corporativos no mundo.
Segundo o estudo, 62% dos viajantes utilizam smartphones corporativos e 56% das companhias consultadas possuem ou planejam uma política de uso de dispositivos pessoais (conceito do Bring Your Own Device – BYOD).
A CWT diz que a expectativa dos turistas não é de reduzir custos com a utilização de smartphones e tablets, mas facilitar negócios, produtividade e bem-estar. Com isso, aplicativos de gestão de viagens deverão ganhar terreno, sendo mais usados na medida em que consigam trazer recursos cada vez mais sofisticados.
O estudo diz ainda que a maioria dos entrevistados (35%) afirma ter um iPhone. O BlackBerry é a segunda plataforma mais popular, com 28%, seguida de Android (23%) e Windows Mobile (11%). Outros sistemas corresponderam a 2% e 1% dos entrevistados disseram que não possuem um telefone conectado.