O aplicativo SuperOpa (AndroidiOS), criado para combater o descarte de alimentos e a insegurança alimentar, cresceu 146% no ano passado, somando mais de 1 mil toneladas de alimentos e produtos salvos e mais de R$ 20 milhões gerados em economia para seus usuários. O SuperOpa atendeu 10 mil consumidores das classes C e D, que economizaram mais de R$ 3 milhões em compras. Ao evitar o descarte de alimentos, a empresa, no ano passado, impediu a emissão de mais de 2,1 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. A expectativa para 2023 é de aumentar o faturamento em cerca de 350%. O crescimento da empresa tem sido apoiado pelo uso de ferramentas de inteligência artificial.

O aplicativo nasceu com o objetivo de combater um problema na cadeia de suprimentos: o desperdício anual de 27 milhões de toneladas de alimentos, enquanto 120 milhões de pessoas enfrentam a insegurança alimentar no Brasil, segundo dados do movimento Pacto Contra a Fome. Em 2022, 33 milhões de pessoas – 15,5% da população brasileira – tinham um grau de insegurança alimentar grave. A maior parte dos produtos excede a data de validade antes de chegar às prateleiras dos supermercados, ou não são aceitos em mercados convencionais por conta de pequenas avarias. O SuperOpa mapeia as indústrias que possuem esta questão e realiza a venda e a entrega dos itens por um preço muito menor em comparação aos varejistas tradicionais.

Primeiro, a equipe do SuperOpa identifica as variáveis que mais impactam os preços dos produtos. Entre elas, estão a sazonalidade, o equilíbrio entre oferta e demanda e os valores praticados por outras redes de supermercados. Depois, com inteligência artificial, coleta preços de vários estabelecimentos na internet, alimenta um banco de dados e descobre o menor preço de um produto, assim como seu valor médio e máximo, analisando a variação nos últimos meses e o histórico de vendas do produto para averiguar a precificação ideal. Com a precificação adequada, os consumidores conseguem adquirir as mercadorias por valores mais baixos, evitando o desperdício.

Análise de produtos pela IA

Para tornar esse processo mais preciso, a IA do SuperOpa aprende a fazer uma comparação entre os nomes dos produtos e compreende a variação de nomenclaturas adotadas para o mesmo item. Dessa maneira, ocorre a identificação correta de cada alimento analisado. O SuperOpa também criou um index com informações sobre o comportamento do preço das mercadorias para auxiliar a ferramenta a calcular os valores adequados para comercialização. Diferentemente de um comprador comum, a IA possui a capacidade de examinar os dados obtidos com uma agilidade muito maior, acelerando a venda dos alimentos. Há também a necessidade de serem ágeis, pois alguns produtos necessitam de uma entrega mais rápida, além das variáveis do mercado.

Como funciona

O SuperOpa está disponível para download em celulares com sistema operacional Android e IOS e possui todos os produtos encontrados em supermercados. As categorias mais vendidas são laticínios, snacks, mercearia, higiene, alcoólicos e bebidas. De maneira similar às redes convencionais, o SuperOpa também oferece a super terça, um dia em que alguns produtos têm maiores descontos.

Uma tendência que o SuperOpa espera que se torne rotina para seus consumidores é a de adaptação aos produtos disponíveis no dia, o que também contribui para um menor desperdício. Nem toda semana os itens comprados poderão ser os mesmos, porque a venda depende da disponibilidade dos fornecedores. A ideia é que o consumidor realize a compra e tenha uma alimentação de acordo com os produtos disponíveis no dia, ajudando a salvar alimentos que muitas vezes podem ser perecíveis e, caso não sejam vendidos, irão estragar.

Atualmente, a plataforma possui quase 100 mil usuários cadastrados, que possuem uma renda mensal bruta bastante variada. Até 72% dos alimentos desperdiçados no Brasil podem ser reaproveitados com a ferramenta. O negócio possui um centro de distribuição (Green Store), localizado em Campinas/SP. De lá, saem os produtos que os consumidores recebem em suas residências ou em um ponto de pickup próximo. Há também contêineres que facilitam a entrega dos pedidos para consumidores que moram em periferias e em comunidades de difícil acesso, gerando mais economia para os usuários.

 

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