Uma pesquisa realizada pela agência Conversion com a Zoho Marketing Plus mostrou que 60% das empresas do Brasil utilizam inteligência artificial (IA) ou machine learning nas ferramentas de tecnologia em marketing para criação de conteúdo. Entre os modelos disponíveis no mercado, o ChatGPT lidera com folga, sendo o preferido de cerca de 62% dos entrevistados, enquanto Gemini e Copilot vêm em seguida, com 13,8% e 8,2%, respectivamente.
O levantamento, que ouviu 235 profissionais da área de marketing entre 17 de abril a 3 de maio deste ano, ainda destaca que em torno de 55% dessas organizações pretendem investir mais no setor e adquirir novas aplicações. Já outros 42,6% pretendem apostar nas ferramentas que possuem e expandi-las. A maioria (68%) deseja colocar essas ações em prática dentro do prazo máximo de um ano.
Em contrapartida, essa tecnologia é ainda pouco empregada em soluções preditivas. Apenas 20% das companhias afirmaram usar IA ou machine learning para evitar cancelamentos e compreender o perfil da sua clientela.