Com receita 100% oriunda do pagamento sem contato em seu adesivo, a ConectCar (Android, iOS) manteve um ritmo de crescimento durante a crise do novo coronavírus, entre 60% e 70% em comparação com um ano antes. De acordo com o Flávio Ferreira, CFO da companhia, o volume de cancelamento ainda reduziu mais do que a metade: “Esse comportamento de manutenção da venda e do cliente manteve o nosso produto como vantagem. Por ser um meio de pagamento contactless, os clientes ficaram conosco, pois perceberam a vantagem da mobilidade”.

O executivo afirmou que a expectativa inicial era que as vendas caíssem para zero, mas o fato delas serem feitas em canais digitais (atendimento telefônico e onboarding digital) e da aplicação (o adesivo) ser um pagamento sem contato colaborou para manter a atração de clientes.

Ferreira explicou que a produção e a distribuição do adesivo da ConectCar se mantiveram ativas durante o tempo todo, sem pausa na fabricação no Brasil e na distribuição via Correios e Flash Courrier. Em relação ao uso, o diretor financeiro destacou um aumento do uso do ConectCar em um shopping de São Paulo onde o supermercado abona o tíquete do estacionamento caso o cliente faça compras nessa loja. Neste caso, como o tíquete é um papel, os frequentadores optam por não se beneficiar dele para não ter contato. “Nós tínhamos 400 transações antes da pandemia, e subiu para 2 mil transações (durante a crise de Covid-19). Ou seja, o cliente preferiu perder o abono do supermercado para usar o contactless”.

Atualmente com 700 mil clientes ativos em sua base, a ConectCar tem cobertura em mais de 920 mil estacionamentos e em 100% das cancelas das rodovias. Mais recentemente, a companhia firmou parceria com o Burger King para os motoristas efetuarem pagamento sem contato via adesivo, e o pagamento de débitos veiculares em parceria com a fintech Zapay. Além disso, os carros da frota da Turbi e da Localiza têm os adesivos. A empresa ainda fez uma promoção estratégica e de auxílio aos caminhoneiros nas estradas, de modo que evitem a exposição ao vírus.

“A estratégia foi destacar o contactless. Teve um ganho muito positivo neste período. Mantenha-se seguro, fique em casa, mas se precisar sair, eu consigo te levar e de maneira segura. Aqui vale destacar que nós fizemos ações de distribuir mais de 10 mil adesivos para as concessionárias (de rodovias). Criou-se uma oferta diferenciada para esse motorista: seis meses de gratuidade”, disse. “Essa iniciativa foi feita com o governo de São Paulo. Fizemos distribuição de kit de limpeza e alimentação para motoristas com a Eco Rodovias. Estamos com mais parcerias neste sentido. Teremos em breve na Bahia, também”.

Para o futuro, o CFO da ConectCar explicou que a companhia pretende aderir ao PIX do Banco Central, embora não tenha inscrito a companhia na primeira fase: “Não nos inscrevemos para esperar aprovação do BC. Aqui é algo que estamos vislumbrando. A ConectCar, pelo volume que tem, já somos um arranjo de pagamento”.

 

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