O ecossistema de pagamento do Mercado Livre, o Mercado Pago (Android, iOS) terminou com 52 milhões de clientes o segundo trimestre de 2020, um crescimento de 64% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em termos de receita, a fintech teve um incremento de 34% na comparação ano a ano, saltando de US$ 221 milhões para US$ 297 milhões. As informações foram divulgadas por Pedro Arnt, CFO do Mercado Livre durante a apresentação de resultados da companhia nesta segunda-feira, 10.
No geral, 405 milhões de transações foram registradas no período, um incremento de 123% na comparação com o segundo trimestre de 2019. Em média, o serviço financeiro registrou no segundo trimestre deste ano oito transações por cliente. No total, o volume transacionado na financeira foi de US$ 11,2 bilhões, um aumento de 142%.
Carteira
Se considerar apenas na carteira móvel, o volume de transações do Mercado Pago aumentou 373% na comparação ano a ano, o correspondente a US$ 2,1 bilhões em operações registradas na plataforma. Em usuário, a carteira foi usada por 9,5 milhões de consumidores, um aumento de 110%. Na média, os clientes móveis fizeram 10 pagamentos no período.
A companhia notou principalmente um incremento nos clientes que buscaram usar o serviço para pagar contas de utilities (água, luz, telefone e gás, por exemplo) e que fizeram transações P2P. Por região, os usuários brasileiros, argentinos e mexicanos mantiveram ritmo de crescimento de três dígitos, segundo a companhia.
mPOS
No negócio de maquininhas, o volume de transações do Mercado Pago aumentou 80%. Esse movimento foi puxado por compras feita por QR Code e link de pagamento, que evitam o contato no ambiente físico e, com isso, eliminam uma possibilidade de contágio do novo coronavírus. Registra-se ainda o fato de que a companhia passou a marca de 1 milhão de maquininhas vendidas neste trimestre. Ainda assim, o Mercado Livre reconhece que essa área foi afetada pela crise pandêmica.
Crédito
Na outra frente de negócios do Mercado Crédito, Arnt explicou que precisaram reduzir o ritmo das ofertas de empréstimo para evitar a exposição. Neste caso, o portfólio consolidado de crédito caiu de US$ 207 milhões para US$ 170 milhões, na comparação ano a ano. Além disso, a divisão registrou um prejuízo de US$ 27 milhões de um parceiro argentino de coleta de débito que não repassou os valores para as contas do Mercado Livre em tempo hábil.
Consolidado
No resultado geral, o Mercado Livre (Android, iOS) terminou o segundo trimestre de 2020 com uma receita de US$ 880 milhões, um aumento de 61% ante US$ 545 milhões do mesmo período em 2019. Este crescimento foi puxado pelo aumento de 80% nas vendas pelo ecommerce que chegou aos US$ 582 milhões, além do 30% de incremento nas transações no Mercado Pago que alcançou US$ 297 milhões.
Em gastos operacionais, a companhia teve um aumento de 15%, saltando de US$ 285 milhões para US$ 327 milhões. O Mercado Livre registrou ainda um lucro operacional de US$ 100 milhões, ante um prejuízo de US$ 12,5 milhões do segundo trimestre de 2019. Em lucro líquido, o crescimento foi de 250%, de US$ 16 milhões para US$ 56 milhões.