O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Brasil, está prestes a ultrapassar os cartões de crédito como principal método de pagamento no comércio digital brasileiro, o que deve acontecer no ano que vem. Segundo dados da Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI) analisados pelo EBANX, o Pix deverá representar 44% do valor total de transações online no Brasil em 2025, superando os cartões de crédito, que ficarão com 41%. Esta projeção antecipa um cenário que até então era esperado para depois de 2026.

O varejo e o turismo são os setores nos quais o uso do Pix para pagamentos online mais vão crescer, prevê o EBANX. Games e aplicativos de entrega também são destacados pela empresa de soluções de pagamentos. Empresas que aceitam o Pix em transações digitais observam um aumento de 16% em sua receita e de 25% no número de clientes, segundo o EBANX.

Pix: próximos passos

Vale lembrar que o Banco Central está desenvolvendo novas funcionalidades para o Pix, como o Pix Automático, para pagamentos recorrentes, e o Pix Garantido, que permitirá pagamentos parcelados. Essas inovações devem aumentar ainda mais a popularidade desse meio de pagamento.

Apesar do crescimento do Pix, os cartões de crédito mantêm sua importância na fidelização de clientes, com um aumento de 130% na emissão nos últimos quatro anos. Espera-se que as transações via cartão de crédito no comércio digital cresçam 21% ao ano nos próximos três anos.

Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time