A Upstream está testando com operadoras no Brasil uma solução para identificação do número de telefone durante a navegação em sites ou apps móveis, desde que feita por meio da rede celular. Trata-se de uma evolução de uma solução similar que funcionava somente com sites HTTP: a nova versão, desenvolvida pela Upstream, agora consegue identificar o número telefônico também em páginas HTTPS.

A informação do número telefônico ajuda a identificar a pessoa quando ela navega em um site sem se logar nele. Serve também para estabelecer um contato com esse consumidor, através de canais móveis, como SMS e RCS, ou mesmo por WhatsApp. Obviamente, o usuário precisa autorizar a captura dessa informação, o que pode ser solicitado pelo site ou app em questão logo no primeiro acesso, tal como é feito com os cookies hoje em dia.

Para funcionar, a solução requer a instalação de um software no Internet gateway da operadora, sem necessidade de nenhum hardware adicional. Também é necessário adicionar um pequeno código no site ou app que vai capturar o dado.

“A informação do número telefônico é valiosa para o dono do site ou app visitados, porque muita gente navega mas não se loga”, comenta Kostas Kastanis, deputy CEO da Upstream, em conversa com Mobile Time. Entre os casos de uso possíveis, o executivo lista os seguintes: retargeting; personalização do site para cada visitante identificado; e autenticação silenciosa pelo número telefônico, dispensando o envio de senha por SMS.

Uma das primeiras a utilizar a ferramenta é a operadora MTN, na Nigéria. A solução foi adotada por uma agência de publicidade parceira para campanhas de retargeting: com base na navegação e na identidade do consumidor, é feito um contato com uma promoção. 

No Brasil, há provas de conceito em andamento, especialmente com portais das próprias operadoras, informa Kastanis.

 

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