Em janeiro de 2020, a Fortics registrou 54 milhões de mensagens trafegadas pela sua plataforma de gestão de comunicação omnichannel. Agora, em outubro de 2021, foram 135 milhões, o que representa um crescimento de 150%. Boa parte do crescimento aconteceu em razão da pandemia, com destaque para a migração do varejo para canais digitais.
Hoje, cerca de 90% do tráfego da Fortics acontece no WhatsApp, enquanto os 10% restantes estão distribuídos pelos demais canais integrados à plataforma, como Messenger, Telegram, SMS, email e outros. A mais nova adição a essa lista é o Instagram, cujas expectativas são promissoras, segundo o CEO da Fortics, Francisco Neto. Com apenas dois meses após sua inclusão na plataforma, o Instagram já é utilizado por cerca de 15% dos 2 mil clientes da Fortics.
“Percebemos que havia uma demanda reprimida pelo Instagram. Assim que lançamos, em menos de um mês, 200 clientes estavam utilizando”, comenta Neto. O executivo enxerga o Instagram como um canal para marketing, mais do que para atendimento. As marcas podem anunciar seus produtos com publicações impulsionadas no Instagram. Mas, até pouco tempo, antes da abertura da API de mensageria do aplicativo, era muito complicado responder a todas as mensagens enviadas no Instagram relacionadas a uma campanha. “A marca anuncia algo, mas depois precisa dar conta de todas as mensagens que chegam, o que era muito sofrimento. Chegou a cura para esse sofrimento”, comenta.
Outra diferença em relação ao WhatsApp é que no Instagram o consumidor consegue buscar por marcas do seu interesse a partir dos nomes delas, enquanto no WhatsApp precisa saber seu número telefônico. Esse é outro fator que diferencia os dois canais e que posiciona o Instagram de maneira mais vantajosa para ações de marketing e vendas.