A Decolar.com realizou uma pesquisa na América Latina para identificar o perfil dos consumidores que usam seus aplicativos móveis para comprar passagens aéreas e reservar hotéis. Foram entrevistados 1.341 pessoas na região que já fizeram alguma compra através desse canal. A maioria é composta por homens: 64%. Se considerada apenas a reserva de hotéis, a predominância masculina é ainda maior: 74%. Em passagens aéreas, a vantagem dos homens não é tão marcante (58%). No que diz respeito à faixa etária, 61% dos que usam o app têm entre 25 e 40 anos.
Outra descoberta da pesquisa é que os consumidores móveis tendem a fazer compras com menos antecedência que aqueles que o fazem pelo webiste da Decolar.com. Pelo app, 38% adquirem passagens aéreas na mesma semana do voo, enquanto no site 40% compram com mais de um mês de antecedência. No caso de hotéis, 42% reservam para a mesma noite ou para o dia seguinte quando usado o app, enquanto no site 41% das reservas são feitas mais de um mês antes.
Por fim, o consumidor móvel de passagens aéreas e reservas de hotéis costuma ser um viajante frequente: 53% realizam de duas a cinco viagens anuais. E a maioria das passagens que compra pelo celular (75%) são para voos nacionais. Entre consumidores brasileiros, o percentual é ainda mais alto: 89%. Nas vendas pelo site, a proporção de voos nacionais é menor, afirma o Decolar.com.
Os aplicativos da agêncoa de viagens on-line estão disponíveis para Android, iOS e Windows Phone e acumula mais de 1,75 milhão de downloads.