O app brasileiro de segunda tela Sappos, que funciona como uma rede social sobre a programação de TV, pretende disponibilizar para os seus usuários links para a compra de móveis que aparecem nas novelas e em outros programas da televisão brasileira. Para tanto, está procurando parcerias com sites de e-commerce especializados no ramo, como Westwing e Oppa. "Vamos conversar com eles. Há muita procura pelos móveis que aparecem nas novelas", relata Thiago Amorim, um dos sócios fundadores do Sappos.
Esse será o segundo passo da recém-lançada estratégia do app de sugerir produtos relacionados aos programas de TV, por meio de um botão com o ícone de um carrinho de supermercado. Em uma primeira fase estão sendo oferecidos roupas e acessórios de moda, em parceria com sites como Dafiti, Farfetch e Olook. Para a seleção dos produtos, a Sappos contratou cinco profissionais da área de moda, que se encarregam de assistir aos programas, como as novelas Amor à vida e Chiquititas, e de procurar peças similares nos catálogos dos parceiros.
Outro segmento a ser explorado é o de viagens, em parceria com o site Booking.com. Amorim relata que durante uma recente novela da Globo que se passava na Turquia as vendas de passagens e reservas em hotéis para esse país por brasileiros aumentou sensivelmente.
Na prática, o modelo de negócios entre o Sappos e os sites indicados segue aquele de programas de afiliados na Internet. Se uma compra for concretizada a partir de um link no aplicativo, a Sappos recebe uma comissão. No mercado o percentual do afiliado pode variar entre 15% e 30%, dependendo da categoria de produto.
Os executivos da Sappos evitam dar uma projeção de receita com m-commerce. Dizem que na verdade essa iniciativa é vista, no momento, mais como conteúdo para seus usuários do que propriamente como fonte de receita. O foco principal da empresa continua sendo a melhoria do app e o crescimento da base de clientes, que hoje gira em torno de 100 mil. A meta é atingir 1 milhão em março e só depois disso pensar efetivamente em monetização.
Android
Em breve o Sappos ganhará uma nova versão para Android, com interface melhorada e todas as funcionalidades hoje presentes para iOS. Amorim projeta que a atual tendência de se desenvolver primeiro para iOS e depois para Android vai se inverter, em razão da enorme base de usuários do sistema operacional do Google. No momento, contudo, 70% da base do Sappos está em iOS. Isso se deve ao fato de todo o investimento em mobile marketing até o momento ter sido direcionado para a plataforma da Apple. A empresa estava aguardando as melhorias na versão Android para iniciar a divulgação para a base de usuários da plataforma do Google.