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Para combater o crime de lavagem de dinheiro, a TransferWise (Android, iOS) usa inteligência artificial para melhorar os sistemas de prevenção a esse tipo de crime. Heloísa Sitorá, country manager da empresa, explicou durante sua participação no 5×5 TecSummit, nesta quinta-feira, 10, que os sistemas internos da plataforma possuem regras e algumas delas são específicas para cada região e de acordo com o comportamento dos clientes.

“O sistema aprende com os alertas passados. Eles, então, são analisados por agentes humanos, e a plataforma entende quando um agente insere se aquele caso era realmente suspeito ou se foi um falso positivo. Ele vai melhorando a qualidade dos alertas futuros, permitindo que gastemos mais tempo analisando os casos reais de lavagem de dinheiro”, explicou Sitorá. “É simplesmente inviável contratarmos uma pessoa para analisar cada uma dessas operações. A tecnologia contribui de uma forma incrível”, concluiu.

Visibilidade de aplicativos

inteligência artificial, Dynatrace, experiência do usuário

A solução de IA e machine learning também é usada para o monitoramento de aplicativos. A ideia aqui, segundo Roberto Carvalho, diretor-presidente para a América do Sul da Dynatrace, é ser capaz de agir rapidamente caso ocorra algum problema. “A inteligência artificial é aliada da segurança”, disse o executivo durante o 5×5 TecSummit. Segundo Carvalho, trata-se de um monitoramento mais cuidadoso.

“Em uma pesquisa feita pela Dynatrace, as empresas têm, em média, dez ferramentas diferentes de monitoramento. Elas são muito boas, mas só olham pedaços, não olham o todo. Uma olha banco de dados. Outra, a experiência digital. Outra banco, a rede. Falta uma fotografia unificada desses serviços, falta uma estratégia de monitoramento do primeiro clique do usuário, batendo até o mainframe, para poder identificar qualquer lentidão, problema ou degradação do serviço que impacte a experiência do usuário”, ressaltou o executivo da Dynatrace. Para Carvalho, é necessário inverter a pirâmide de visibilidade, ou seja, ao invés de iniciar o monitoramento pela infraestrutura e a nuvem, é preciso começar pelo primeiro clique do usuário. Só assim a empresa materializa a obsessão pela experiência do usuário, garante.

“Não importa qual seja o produto ou o serviço. Seja um dispositivo móvel, um IoT, ou um canal tradicional, isso precisa funcionar. Aí, entra aí a inteligência artificial. Os sistemas de nuvem não são estáticos, eles se mexem o tempo inteiro (são dinâmicos) e são mais difíceis de serem monitorados”, explicou o diretor-presidente para a América do Sul da Dynatrace. De acordo com sua visão, apenas a IA é capaz de analisar os bilhões de dados gerados e correlacionar todos eles para dar uma resposta precisa e monitorar a experiência digital do usuário da melhor forma.

5×5 TecSummit

O 5×5 TecSummit é um evento online organizado nesta semana em uma parceria de cinco sites de jornalismo especializado em TI e telecom: Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside. O seminário discute tendências em tecnologia em cinco verticais: governo, saúde, energia, finanças e entretenimento. Nesta sexta-feira, 11, o 5×5 TecSummit debaterá inovações no setor de entretenimento.

 

 

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