O Nubank (Android, iOS) adicionou nesta terça-feira, 10, uma camada de inteligência artificial generativa para facilitar as transferências Pix via app do banco e WhatsApp. Apenas no app de mensageria, 2 milhões de usuários testam a solução desde outubro.

Nesse período, as transações tiveram 60% de redução de tempo para serem realizadas e agora a solução será liberada para o restante da base de clientes. Além disso, a solução dispensa a necessidade de o correntista ter o app instalado em seu celular após a primeira transação no WhatsApp.

No app do banco, o usuário entra na área na Pix, pressiona a barra roxa no alto da tela e segue as orientações para realizar a transferência. Por sua vez, para a transação no WhatsApp o correntista clica em ‘Pix no WhatsApp’ no aplicativo do Nubank ou envia uma mensagem para o número (11) 5039 3944 e começa a interagir com a assistente de pagamentos.

As operações podem ser realizadas com reconhecimento de áudio, imagem ou texto nos dois canais.

A companhia reforçou que há uma curva de aprendizado, algo que inclui a solicitação de PIN de segurança do usuário de quatro dígitos e a análise de riscos que estarão presentes no app e no WhatsApp.  Tanto durante os testes como no começo da liberação para a base de 100 milhões de clientes do banco, o limite máximo diário é de R$ 2,4 mil, e de R$ 800 por transação.

O banco avalia que a solução deve evoluir à medida que os seus consumidores utilizem a IA generativa com mais frequência e com a entrada de novas alternativas de transação, como o parcelamento via Pix no Crédito, que está em testes.

Vale dizer, além do Nubank, outros bancos, como Itaú e C6 bank, lançaram assistentes de inteligência artificial generativa para apoiarem correntistas no uso de serviços financeiros.

 

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