|Mobile Time Latinoamérica| O Mercado Livre está desenvolvendo um projeto para estabelecer uma entidade bancária sob o nome “Mercado Banco” na Argentina. A empresa, liderada por Marcos Galperín, já registrou a marca e o logotipo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e está em processo de obtenção da autorização necessária junto ao Banco Central da República Argentina (BCRA) para operar como banco.

A criação do Mercado Banco representa uma aposta significativa da empresa em diversificar seus serviços e expandir sua atuação no setor financeiro. Segundo Galperín, o Mercado Livre não busca adquirir um banco já existente, mas sim construir um do zero, com o objetivo de se tornar uma instituição digital líder na América Latina.

Serviços previstos para o Mercado Banco

O Mercado Banco planeja oferecer uma ampla gama de serviços financeiros, incluindo:

•Transações em moedas físicas, digitais e virtuais;

•Emissão e gestão de cartões de crédito e débito;

•Avaliação de crédito para pessoas físicas e empresas;

•Serviços de gestão e pagamentos por meio de carteiras eletrônicas.

A expectativa é que o banco esteja completamente operacional em 2026, após a obtenção da licença bancária.

Projeções regionais

O projeto não se limita à Argentina. O Mercado Livre também planeja obter licenças bancárias em mercados-chave como México, onde, por meio do Mercado Pago, já solicitou a licença bancária, e no Brasil.

Atualmente, com sua fintech Mercado Pago, a empresa já oferece serviços financeiros, incluindo cartões de débito e crédito, rendimentos diários sobre o saldo disponível em contas digitais, empréstimos pessoais e financiamento para pequenas e médias empresas (PMEs), além da opção de receber remessas.

Com essa expansão regional, o Mercado Livre pode competir diretamente com bancos digitais como o Nubank e transformar o panorama financeiro tradicional na América Latina.

Brasil

No Brasil, o Mercado Pago conta com uma licença de instituição financeira, que lhe permite prover uma série de serviços financeiros típicos de um banco digital. Em resposta a Mobile Time, a empresa informou que neste momento não pretende pedir novas licenças no país: “No Brasil, as licenças que o conglomerado Mercado Pago possui permitem oferecer serviços completos de banco digital e estão alinhadas com a estratégia de crescimento da companhia. No momento, não existe necessidade de obtenção de novas licenças.”

Ilustração de Nik Neves para Mobile Time

 

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