Os gastos de brasileiros com aplicativos móveis em 2022 chegou a US$ 1,3 bilhão, um aumento de 15% ante US$ 1,1 bilhão de um ano antes. No ranking da Data.Ai divulgado nesta quarta-feira, 11, o Brasil está em 11º entre os países que os usuários mais consomem em apps, bem longe dos US$ 58 bilhões da China, por exemplo.
O estudo apura dados de 250 mil apps e 316 subgêneros nos marketplaces App Store, Google Play e lojas de terceiros para dispositivos Android na China. São contabilizados apenas gastos faturados pelas lojas de apps. Ou seja, compras de bens físicos feitos em apps de m-commerce que possuem seu próprio sistema de pagamento não contam.
Tempo e downloads
Em horas gastas por dia em aplicativos móveis pelo brasileiro em média houve uma queda de 2%, de 5,4 horas para 5,3 horas, na comparação entre 2022 e 2021. Ainda assim, os brasileiros estão entre os cinco mercados cuja população passa mais tempo com apps móveis. Os outros quatro são Arábia Saudita, Cingapura, Coreia do Sul e Indonésia.
Em downloads, o Brasil figura na quarta posição, com 10,6 bilhões de instalações em 2022, uma alta de 3% contra 10,3 bilhões de um ano antes. Os usuários brasileiros ficam atrás apenas de Estados Unidos (12 bilhões de downloads), Índia (28 bilhões) e China (111 bilhões).
A categoria com mais instalações no Brasil é a de aplicativos de entretenimento OTT, com 78,6 milhões. Por sua vez, os aplicativos de utilidade e gerenciamento de arquivos tiveram maior faturamento, totalizando US$ 68,7 milhões no ano passado. E o brasileiro gastos mais horas em apps de vídeos curtos.
Os apps com mais usuários ativos mensais (MAUs) por faixa etária são TikTok para pessoas entre 18 e 24 anos de idade; WhatsApp, entre 25 e 44 anos; e Waze, para aqueles acima de 45 anos. Por gênero, os homens estão mais no Facebook e as mulheres, no WhatsApp.
Mundo
Os gastos globais dos usuários em lojas de aplicativos tiveram uma queda de 2%, fechando 2022 com US$ 167 bilhões, conforme estudo da Data.Ai. Em média, o estudo revela que foram gastos US$ 318 mil por minuto no último ano. Em downloads, a empresa de análise do mercado móvel revelou um aumento de 11%, com 285 bilhões de instalações, o equivalente a 485 mil apps baixados por minuto em 2022.
O gasto global com publicidade nos apps cresceu 14%, de US$ 336 bilhões para US$ 362 bilhões. Nesta categoria, a Data.Ai espera um incremento de 7,5% em 2023, em especial pelo avanço do marketing digital nos vídeos curtos (short).
De acordo com a Data.Ai, 10 empresas de aplicativos tiveram receita de US$ 1 bilhão ou mais em 2022, seis delas em games e quatro nas demais categorias. 224 companhias alcançaram a marca de US$ 100 milhões, sendo 164 em games e 60 em outros. E 1,4 mil desenvolvedores chegaram aos US$ 10 milhões de receita com apps: 897 de jogos e 522 de outras categorias.