O TikTok se tornou o segundo aplicativo fora da categoria de games a ter uma receita global acumula de US$ 6 bilhões, se igualando ao Tinder, algo que impressiona pelo fato de que até 2020 o app não estava nem entre os 100 mais baixados. A informação é de um reporte da Data.Ai publicado nesta quarta-feira, 11, e colocando o app de vídeos curtos como o mais forte da categoria entretenimento ante rivais como Netflix, Spotify, Tencent, Disney+ e YouTube.
Esse reflexo pôde ser visto em downloads, uma vez que o TikTok acumula 3,5 bilhões em sua história. Para efeito de comparação, o Netflix tem 1,5 bilhão e YouTube e Spotify estão em rota para chegar aos 2 bilhões de instalações.
Outros dados
Nos apps de delivery, o País diminuiu seu consumo trimestre a trimestre em 2022. Para efeito de comparação, o total de sessões abertas (quando o usuário acessa o app) no quarto trimestre do último ano foi de 3,4 bilhões, o mesmo volume do segundo trimestre de 2020, quando a pandemia do novo coronavírus começou a avançar no Brasil. O ápice desse segmento foi justamente o quarto trimestre de 2021, com 4,1 bilhões, 20% de queda na comparação com um ano depois. Vale dizer que essa é uma tendência global, uma vez que o recuo das sessões em apps de delivery foi de 35%, de 59 bilhões para 54 bilhões.
Nas finanças, o destaque é que o Nubank foi o quinto app mais baixado do mundo. Em redes sociais, os brasileiros gastaram US$ 45 milhões e o app com mais gastos também foi TikTok, seguindo a tendência global. Contudo, o Instagram foi aquele com mais downloads.