A mudança de hábito do consumidor brasileiro e mundial com a utilização cada vez maior de dispositivos móveis no seu dia a dia tem alterado a forma de fazer negócio e como as pessoas vão às compras. Um bom termômetro que comprova essa premissa é o aumento do uso de smartphones e tablets nas compras on-line.
Sites de e-commerce em todo o mundo têm registrado crescimento de suas vendas via dispositivos móveis. Pesquisa realizada pela Dynatrace com os consumidores norte-americanos revelou essa tendência, principalmente, nas temporadas de compras como as datas especiais como volta às aulas, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e no final de ano com as promoções Black Friday, Ciber Monday e Natal.
O estudo aponta para um aumento nas compras por dispositivos móveis em 2014, que deverá se repetir em 2015, indicando que quase quatro entre dez proprietários de smartphones e tablets planejam fazer mais compras pelos dispositivos do que em lojas físicas, e um em cada quatro pretende usá-los mesmo quando estiverem nos corredores das lojas.
A pesquisa aponta o perfil dos usuários de dispositivos móveis e como pretendem fazer compras de final de ano. Dos 37% de todos os usuários móveis, 52% dos millennials (geração Y, de 18 a 34 anos), afirmam que vão fazer mais compras em seus dispositivos do que em lojas físicas; e 56% dos proprietários de smartphones e tablets planejam usar dispositivos para pesquisar e comprar presentes.
Atualmente, as mídias sociais são utilizadas como espaço de reclamação pelos usuários que se sentiram lesados ou desprestigiados por alguma marca, compartilhando a má experiência com seus amigos e seguidores. A pesquisa comprovou essa realidade, com os millennials ou geração Y liderando esse uso: 44% desses provavelmente utilizariam as mídias sociais para compartilhar suas frustrações.
Diante dessa transformação, que vai ter reflexos ainda maiores e diretos nos negócios, é importante que os varejistas reflitam sobre a necessidade de atenderem com eficiência e rapidez a esse público consumidor, os usuários de dispositivos móveis, para não correrem o risco de perderem vendas para os concorrentes.
Nesse cenário, os varejistas deverão estar mais atentos para a importância de investimentos na preparação, monitoramento e avaliação de seus sites de e-commerce. A demanda por desempenho dos aplicativos tende a crescer durante os períodos de picos de vendas ao longo de todo o ano de 2015, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e até na volta às aulas.
Essas datas poderão se constituir em ótimas oportunidades de vendas on-line se o varejista se preparar para esses períodos de tráfego intenso e tolerância zero por parte dos usuários. A solução: planejamento e investimentos em ferramentas de monitoramento de desempenho de aplicações para se manterem competitivos e permanecerem online, evitar quedas e lentidão, e manterem-se em atividade contínua.