shutterstock 725690035

O Itaú registrou um aumento de 12,5% de clientes pessoas físicas que usam os canais digitais do banco (Internet banking, SMS e mobile), de 11,1 milhões para 12,5 milhões. Com relação à parcela de pessoas jurídicas, a companhia terminou o ano de 2019 com 1,2 milhão de usuários digitais, incremento de 9% ante 1,1 milhão de 2018. O banco também apresentou os números da adquirente Rede, que registrou queda de 37% em sua receita.

A instituição bancária registrou 268 mil aberturas de contas para pessoa física através de seu app no quarto trimestre de 2019, um aumento de 19% contra 225 mil aberturas de um ano antes. O número ainda é menor que o 1 milhão de contas abertas em agências físicas, contudo, o onboarding presencial caiu (7%), de 1,07 milhão para 1 milhão no período.

Cartões

A criação de cartões de crédito virtuais no app do Itaucard aumentou 78% entre 2018 e 2019. Além disso, 22% do total das vendas (débito e crédito) foram efetuadas em canais digitais no último ano. Atualmente o banco possui 34,5 milhões de cartões de crédito (34,5% do market share brasileiro) e 29,5 milhões de cartões de débito ativos.

Ao todo, o Itaú terminou o ano com uma base de 55 milhões de clientes (PJ e PF).

Finanças em 2019

Nos resultados financeiros, o Itaú terminou o ano com uma receita de R$ 119 bilhões dos produtos bancários, um aumento de 7% ante R$ 111 bilhões de 2018. Os gastos com crédito subiram 29%, de R$ 14 bilhões para R$ 18 bilhões, assim como a despesa com sinistro cresceu (3%) de R$ 1,22 bilhão para R$ 1,26 bilhão. Aumentaram também as despesas operacionais (3%), de R$ 51 bilhões para R$ 58 bilhões. E o lucro líquido recorrente do banco foi de R$ 28,5 bilhões, um aumento de 10% ante R$ 25,7 bilhões.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!