No mesmo dia que a WarnerMedia confirmou a expansão do HBO Max para América Latina e Caribe em junho, o relatório financeiro da Disney revelou nesta quinta-feira, 11, que o seu serviço de streaming está próximo da marca de 100 milhões de usuários. O Disney+ (Android, iOS) terminou 2020 com 95 milhões de assinantes, aumento de 258% ante os 26,5 milhões do ano anterior – quando o serviço foi lançado.
Se considerar a divisão direct-to-consumer, que possui os streamings ESPN+ e Hulu, a companhia obteve uma receita de US$ 3,5 bilhões, incremento de 73% em comparação aos US$ 2 bilhões do mesmo período em 2019. Em gastos operacionais, a área de streaming e mídia registrou uma redução de US$ 1,1 bilhão para US$ 466 milhões.
O resultado colaborou para evitar grandes prejuízos no grupo Disney, que viu uma forte queda de receita por conta do novo coronavírus, uma vez que os parques de diversão estão fechados, os cinemas em restrições e o negócio de conteúdo e licenças em recuo. No geral, a companhia registrou um faturamento de US$ 16 bilhões, uma redução de 22% ante US$ 21 bilhões em 2019; e o lucro operacional caiu 67%, de US$ 4 bilhões para US$ 1,5 bilhão.