Em qual departamento de uma empresa os colaboradores estão mais felizes? E em qual estão mais estressados? Há alguma relação entre estresse e horas extras? Insights como esses são produzidos para gestores de RH pelo Tangerino, app brasileiro de controle de ponto digital que utiliza reconhecimento facial para identificar os colaboradores, mas também para apontar sentimentos, como alegria e estresse, a partir da sua expressão facial. A solução também consegue verificar se os funcionários estão usando máscaras ou equipamentos de proteção exigidos pela empresa, como capacetes ou óculos protetores, por exemplo.

O controle de ponto digital da Tangerino pode funcionar através de um app instalado no smartphone do funcionário, ou na forma de um tablet em um totem no escritório. No caso do app, é captada a localização do usuário no momento em que bate ponto. O gestor de RH pode pré-configurar uma cerca georreferenciada determinando a área onde isso pode ser feito. É utilizado um app único para todas as empresas-clientes: para diferenciá-las, o funcionário informa em seu cadastro um código que identifica o local onde trabalha.

A verificação da identidade do colaborador acontece via reconhecimento facial, com a câmera do smartphone ou do tablet no totem, ou inserindo um código pessoal ou escaneando um QR code, que pode estar impresso no crachá ou capacete. Cerca de 25% da base de clientes do Tangerino utilizam o módulo de reconhecimento facial.

Gestão

Os gestores de RH, por sua vez, acompanham em um painel na web ou em um app separado a taxa de presença na empresa em tempo real, assim como outros parâmetros, como horas extras, atestados médicos etc. Também conseguem fechar o relatório de folha de ponto e configurar regras estabelecidas por sindicatos, escala de trabalho, determinações de segurança etc. 

Paralelamente, o Tangerino vem evoluindo para além do controle de ponto. Oferece o gerenciamento dos processos de admissão, gestão de férias e demissão de funcionários, tudo de forma digital. Além disso, disponibiliza assinatura eletrônica de documentos. E, em breve, lançará um cartão de benefícios (vale transporte, vale refeição etc).

Tangerino

Leonardo Barros, CEO, Tangerino. Foto: divulgação

Pandemia

A pandemia e o fechamento de escritórios levaram a um crescimento significativo do Tangerino nos últimos dois anos. “Nosso produto deixou de ser uma inovação bacana que gera ganho operacional e melhora na experiência e passou a ser uma ferramenta supernecessária. A maneira anterior de controlar presença não é mais possível, porque não dá para colocar um relógio de ponto na casa do funcionário”, comenta Leonardo Barros, CEO da Tangerino, em conversa com Mobile Time.

Hoje, 7 mil empresas com 400 mil colaboradores utilizam o Tangerino. E a expectativa é chegar ao fim de 2022 com cerca de 14 mil empresas, somando 1 milhão de colaboradores, prevê Barros.

 

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