Com consumidores cada vez mais exigentes, entregar um site que ofereça uma experiência móvel adequada virou obrigação. O número de dispositivos móveis com acesso à Internet cresce continuamente. No Brasil, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são mais de 150 milhões de aparelhos com acesso à Internet móvel (dezembro/2015), dos quais mais de 76 milhões são smartphones e 1 milhão de novos dispositivos entram em operação a cada mês no País (Nielsen IBOPE – 3º tri/2015). Por conta disso, elaborei cinco dicas importantes, simples e rápidas de serem implementadas que podem ser usadas por quem deseja criar um mobile site:

  1. Sempre pense em mobile friendly
    Um site mobile não é uma versão adaptada do site da empresa. Trata-se de um projeto que deve ser pensado, desenvolvido e implementado com foco em dispositivos móveis. Mobile sites são agnósticos em relação ao sistema operacional do aparelho (iOS, Android, Windows Phone), e uma vez concebidos, os projetos não precisarão de adaptações para funcionar em qualquer smartphone. Ainda assim, é preciso pensar mobile friendly (ou mobile amigável) e levar em conta como será a experiência do usuário no ambiente mobile. Por exemplo: avalie o tipo e o tamanho da fonte (letra) que serão usados, o volume de textos, a escolha de conteúdos a serem priorizados na ordem de apresentação de uma tela, o tamanho e o posicionamento dos ícones, entre muitos outros fatores.
  2. Respeite os diferentes tamanhos de smartphones
    Lembre-se sempre que o seu mobile site será acessado em muitos modelos de smartphones diferentes, de inúmeros tamanhos de tela e em diversos sistemas operacionais. Respeite a navegabilidade de todos: o que funciona em um dispositivo com tela maior precisa também oferecer uma boa experiência para um celular com tela menor.
  3. Otimize o tamanho das imagens
    Ninguém gosta de ficar esperando uma página na web carregar. Por isso, a velocidade da navegação é fundamental para o sucesso de um mobile site. É claro que as operadoras têm sua parcela de responsabilidade na velocidade do acesso móvel fora de zonas de Wi-Fi, porém as empresas devem fazer sua parte e utilizar imagens leves e otimizadas em seus mobile sites. Isso fará toda a diferença na navegação e irá se refletir no tempo de permanência do usuário no site da empresa.
  4. Explore o recurso dos aparelhos em seu mobile site
    Os smartphones oferecem um grande número de recursos que podem e devem ser explorados a favor de um mobile site, com o objetivo de proporcionar uma experiência agradável e impactante para a audiência que deseja alcançar. Quer exemplos? Ao exibir o endereço da sua empresa no mobile site, faça um ícone clicável que seja direcionado ao Waze ou ao Google Maps. Já o número do telefone deve direcionar a uma chamada direta (é o que tecnicamente se denomina click-to-call). Se for necessário fazer um cadastro, dê a opção do usuário se cadastrar com o seu perfil do Facebook, por exemplo, tornando o processo muito mais ágil e simpático.
  5. Priorize a boa ‘clicabilidade’
    Quanto mais elementos você usar, mais espaço será necessário emais o usuário terá que procurar a seção que ele deseja e provavelmente menos tempo ele permanecerá no seu site. A ideia é não fazer o usuário sofrer para clicar em nenhum ícone. Sempre desenvolva os botões de forma simples, com boa visibilidade (tendo em vista todos os tamanhos de dispositivos) e que estejam posicionados de modo a fazer sentido para a navegação. Se o usuário precisar descobrir onde o botão de ação está, há algo de muito errado com o mobile site (aliás, com qualquer site!). Espero que estas dicas sirvam. Boa mobilidade!

 

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