A autoridade sueca de proteção de dados multou o Google em 75 milhões de coroas suecas – aproximadamente 7 milhões de euros – pelo não cumprimento ao Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR em inglês) que envolve o direito de ser esquecido.

Em 2017, a Autoridade Sueca de Proteção de Dados (DPA) finalizou uma auditoria sobre como o Google lida com o direito dos indivíduos de remover do mecanismo de pesquisa links de resultados que incluem seu nome em caso de, por exemplo, falta de precisão, relevância ou se considerado supérfluo. Em sua decisão, a DPA concluiu que várias URLs em resultados de pesquisa deveriam ser removidas e, posteriormente, ordenou que o Google o fizesse.

Em 2018, devido a indicações de que o Google não havia cumprido totalmente o pedido emitido anteriormente, a DPA iniciou uma auditoria de acompanhamento. Esta auditoria está agora finalizada e a DPA emitiu uma multa contra a companhia.

A Autoridade Sueca de Proteção de Dados também solicita ao Google que ele pare de informar aos proprietários de sites quando uma URL é retirada do ar caso o pedido seja feito por meio do formulário para que usuários residentes na União Europeia solicitem a remoção do conteúdo. A empresa tem como política notificar a remoção de um link em um resultado de pesquisa, de forma a fornecer ao proprietário do site o conhecimento de qual link de página da web foi removido e quem estava por trás da solicitação de exclusão de lista. Isso permite que o proprietário do site publique novamente a página em outro endereço e que será exibido novamente em uma pesquisa no Google, anulando o pedido inicial de remoção.

O Google pode recorrer da decisão da DPA dentro de três semanas. Se a empresa decidir não recorrer, a decisão entrará em vigor até o final desse período. Depois que a decisão entrar em vigor, ela será entregue à Agência de Serviços Jurídicos, Financeiros e Administrativos da Suécia, que lida com a administração de multas no âmbito do GDPR.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!