O Mercado Pago anunciou o lançamento do seu cartão de crédito. Ele será primeiramente oferecido para a sua base de 4 milhões de usuários que possuem um cartão de débito da conta digital do Mercado Pago e para os 7 milhões de usuários com crédito pré-aprovado pela empresa. No segundo semestre, o cartão deve ser disponibilizado em “mar aberto”, ou seja, para o público em geral. Trata-se de um cartão Visa emitido pelo próprio Mercado Pago. Quem já tem o cartão de débito da fintech poderá habilitar a função de crédito através do app do Mercado Pago com apenas três cliques. Ele também funcionará como um cartão virtual para compras na Internet.

O cartão de crédito do Mercado Pago terá anuidade grátis para quem gastar pelo menos R$ 50 por mês e parcelamento em até 18 vezes para compras de determinados produtos dentro do Mercado Livre. Sua utilização concederá pontos no programa de fidelidade do Mercado Pago.

NFC

Outra novidade é que o app do Mercado Pago passará a funcionar para pagamento por aproximação, tanto para compras no débito quanto no crédito usando o cartão da empresa. Ou seja, desta forma, o consumidor poderá prescindir das carteiras digitais tradicionais (Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay) para realizar pagamentos por NFC com o cartão do Mercado Pago. 

“Somos a primeira fintech a oferecer pagamento por NFC direto no app. Desta forma conseguimos controlar melhor a experiência que damos ao nosso cliente e entregar outros benefícios. É uma maneira de entregarmos uma proposta de valor melhor”, disse Túlio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago no Brasil.

Segundo Fernando Pantaleão, vice-presidente de vendas e soluções para comércios da Visa, que também participou da coletiva de anúncio da novidade, o volume de transações NFC com cartões Visa no Brasil cresceu cinco vezes entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020. As compras com crédito representam 65% do total e o tíquete médio é de R$ 86.

Zetta

A respeito da criação da associação Zetta, em parceria com Nubank, Google, Movile, Inter e outras empresas, Oliveira comentou: “se olharmos o perfil das empresas associadas, vemos que são perfis bastante relacionados à tecnologia e ao mundo novo que está vindo pela frente. Quando vemos pela perspectiva de open banking, há potencial de mudar dramaticamente a forma como interagimos com as instituições financeiras. Quisemos criar uma associação com esses players porque teremos um peso grande nesse mundo novo que vem pela frente.”

Análise

A chegada do open banking está estimulando diversos players a expandirem o seu portfólio de produtos financeiros com o objetivo de abocanhar em breve parte da base de clientes dos grandes bancos tradicionais, além, é claro, de conquistar também parte dos novos consumidores que estão finalmente se bancarizando.

Outra empresa que segue a mesma estratégia de rápida expansão de produtos financeiros é a XP, que também anunciou nesta semana o lançamento do seu cartão de crédito.

 

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