O cenário é animador para o mercado de Mobile Marketing na América Latina. Para a Mobile Marketing Association (MMA), prova disso é a consolidação que está promovendo na região, com fundamental apoio de empresas que representam toda a cadeia da indústria móvel. São marcas e agências, que há poucos anos não pensavam em mobilidade como ponto fundamental em suas estratégias de comunicação – nem para elas próprias, nem para seus clientes.

Está firmada a representação da MMA agora no México e as notícias de crescimento na Argentina, onde já estava em operação, são as mais positivas possíveis: no país a Associação triplicou seu número de membros em diversas áreas de atuação dentro da cadeia mobile. No Brasil já são 20% de crescimento em número de membros, índice que deve aumentar ainda mais com a criação de um conselho local só para o nosso país, desassociando-o das operações da MMA Latam. Cada país nomeou também um Country Manager para maior organização das operações. Diante dessa promissora realidade, não há mais dúvidas de que as empresas estão compreendendo seu papel para o desenvolvimento do setor.

Finalmente o tema Mobile Marketing, antes restrito às operadoras, já é considerado e priorizado por marcas e agências. O novo chairman da MMA Latam corrobora essa aproximação: Juan Adlercreutz é diretor de marketing Interativo e Mobile Latam da Coca-Cola. Enquanto o vice-chairman também recém-nomeado é Guilherme Gomide, CEO da Agência Casa (JWT Group). Ou seja, mobilidade e conectividade estão sim no foco da comunicação de quem exige aproximação com o consumidor e de quem cria a campanha – realidade tão almejada por quem já enxergou a demanda de mercado que está prestes a explodir.

Regras, privacidade, pesquisas, informações de usuários e comportamento, tudo isso virá como uma avalanche no mercado mobile da América Latina, que precisa se organizar e crescer com regulamentação e boas práticas, principalmente no que diz respeito à privacidade. Tudo para alimentar essa indústria que tem a seu favor o fato mais fundamental para as marcas: hoje, todo consumidor é móvel.

A MMA por meio dos comitês e de programas de educação atua justamente como um dos alicerces para o crescimento do setor: regulamentação, informação e padronização. Um suporte para quem ousa criar campanhas móveis inovadoras e também para os usuários. A questão é delicada: queremos aproveitar a descoberta da mobilidade do consumidor sem perder sua credibilidade.

Empresas latino-americanas já entendem que a mobilidade permite novas formas de comunicação tão eficazes e fundamentais quanto as tradicionais mídias exaustivamente exploradas. O caminho está só começando e sem dúvida não tem mais volta.

 

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