A TruePosition é uma empresa norte-americana que desenvolveu uma solução de rastreamento de celulares capaz de informar a localização de um aparelho com precisão de até 50 metros mesmo se ele estiver em um ambiente fechado. Sua tecnologia é utilizada hoje nos EUA para a localização das chamadas de emergência feitas para o número 911. Agora, a TruePosition tenta exportar a ideia para o Brasil, com foco na Copa do Mundo e nas Olimpíadas.
O diretor de marketing da TruePosition, Brian Varano, está no Brasil esta semana, para participar de um evento na área de segurança. Ele acredita que seria bom para o País adotar uma solução de localização de chamadas de emergência a tempo da realização desses grandes eventos, quando muitos turistas estrangeiros virão para cá. "Muitos desses turistas não falam português e teriam dificuldade de informar sua localização caso precisem fazer uma chamada de emergência. Isso sem falar no nervosismo de uma pessoa quando está diante de uma situação de risco", argumenta. Ele sugere que seria também mais prático se o Brasil adotasse um número único para emergências, em vez de telefones distintos para polícia, bombeiros e ambulâncias.
A tecnologia da TruePosition se chama U-TDOA (Uplink Time Difference of Arrival) e utiliza receptores especiais instalados nas antenas das operadoras celulares. Ou seja: trata-se de um sistema que independe de GPS ou de triangulação de estações rádio-base, capaz de localizar qualquer telefone móvel, do mais simples ao mais avançado smartphone. Nos EUA, foram instalados mais de 80 mil receptores nas redes da AT&T e T-Mobile. Há também um projeto similar em operação em Múrcia, região turística espanhola, com as operadoras locais.
A solução da TruePosition também é utilizada por agências de inteligência de diversos países para fins de segurança nacional. Neste caso, contudo, Varano não pode mencionar detalhes.