A Allied registrou uma receita líquida estável no primeiro trimestre de 2023 na comparação com o mesmo período de um ano antes: R$ 1,3 bilhão. De acordo com relatório financeiro da empresa apresentado nesta quinta-feira, 11, o lucro operacional caiu 14%, baixando para R$ 49 milhões, contra R$ 57 milhões de um ano antes.
O EBITDA ajustado também caiu, 12,4%, de R$ 76 milhões para R$ 67 milhões. E o lucro líquido contábil passou de R$ 22,5 milhões para R$ 16 milhões, um percentual negativo de 27%. Os resultados financeiros foram impactados pela redução da margem bruta, de 14% para 13%, além dos mesmos desafios econômicos e setoriais de 2022, informou a companhia no relatório.
Ainda assim, a companhia terminou o primeiro trimestre de 2023 com incremento nos seguintes mercados dentro do Brasil: 8% de market share no mercado de smartphones, 0,6 ponto percentual de alta ante o mesmo período em 2022; 13% em tablets, crescimento de 1,6 p.p; 31% em videogames, 13,4 p.p. de incremento.
Divisão por canal
O canal digital foi o único que cresceu, 10%, de R$ 201 milhões para R$ 220 milhões. O canal digital teve 134 mil produtos vendidos, um aumento de 0,6% ano a ano puxado pelas vendas de celulares, TVs, portáteis, videogames e seus acessórios. Do total de peças vendidas no digital, 120 mil (90%) eram celulares.
Por sua vez, o canal de distribuição de produtos caiu 2,2%, de R$ 1 bilhão para R$ 996 milhões. Aproximadamente 1,3 milhão de produtos foram enviados, queda de 13,5% que ocorreu pela redução nas vendas de e-readers, produtos de casa conectada, smartphones e seus acessórios. 858 mil dispositivos nas remessas da Allied eram celulares (66%).
E o canal físico caiu 2%, de R$ 147,5 milhões para R$ 144 milhões. No varejo físico, a distribuidora teve 129 mil produtos vendidos, uma alta de 13% na comparação com o primeiro trimestre de 2022, e 110 mil handsets vendidos (86%). Aqui o sucesso foi puxado pelas vendas da família Galaxy S23 da Samsung.