|Publicado originalmente no Teletime| A Claro divulgou resultados financeiros do segundo trimestre nesta terça-feira, 11, indicando um crescimento na receita líquida total (+7,5%, para R$ 11,341 bilhões) mais uma vez impulsionado por forte performance no segmento móvel.

O negócio foi responsável por R$ 5,914 bilhões em faturamento entre os meses de abril e junho, ou avanço de 12,6% em um ano. Já o segmento fixo da Claro gerou R$ 4,944 bilhões em receitas, em queda de 1% – ainda que, sozinha, a banda larga residencial tenha crescido 8%.

Também no segundo trimestre, o Ebitda reportado pela operadora de telecom evoluiu 10%, para R$ 4,793 bilhões, refletindo em uma margem Ebitda de 42,3% (avanço de um ponto percentual em um ano). Já nos números reportados à controladora América Móvil, a margem Ebitda da operação brasileira foi menor (41,1%), por conta de reclassificações e eliminação de certas transações.

O novo balanço ainda permitiu visibilidade sobre os resultados da Claro no consolidado do primeiro semestre. Até junho, a empresa fez R$ 22,512 bilhões em receitas líquidas (+9,1%), com crescimento no segmento móvel alcançando 16,8% e queda na vertical fixa, ficando em 1,3%. Nesse período, o avanço do Ebitda foi de 12,7%

Indicadores

No mercado móvel, a Claro encerrou o segundo trimestre com 83,7 milhões de clientes, sendo 48,6 milhões pós-pagos (alta de 1,1% no ano) e 35,1 milhões, pré-pagos. A receita média por usuário (ARPU) do segmento móvel cresceu 6,5%, ao passo que a cobertura 5G da empresa alcançou 107 cidades, sendo 30 delas no segundo trimestre.

Já na banda larga – onde a tele é líder de mercado -, um avanço das conexões de alta velocidade, melhor performance de vendas e redução da evasão de clientes (churn) foram destaques. Este é o terceiro trimestre consecutivo de crescimento de base de assinantes da Claro no serviço, com 44,7 mil adições líquidas positivas.

“A Claro encerrou o 2T23 com 9,9 milhões de domicílios cobertos pela sua rede de fibra óptica Fiber To The Home (FTTH) presentes em 423 cidades, 29 novas cidades lançadas no trimestre, mantendo a estratégia de expansão”, informou a empresa, ao divulgar o balanço.

A Claro ainda reportou algumas cifras sobre o segmento corporativo, incluindo crescimento anual de 5,5% com plataformas de TI e de 9,8% com plataformas de mobilidade. Um aumento da aposta em estratégia multicloud e parceria recente com a AWS também foram destacados.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!