A Amazon Web Services (AWS) anunciou nesta quinta-feira, 11, atualizações em suas ferramentas de inteligência artificial (IA), com foco em produtividade. O objetivo da empresa é democratizar o acesso aos programas, com menor custo e sem depender do nível de conhecimento prévio de seus clientes.

Entre as novidades está o AWS App Studio, que permite criar aplicações em minutos e encontrar soluções para o dia a dia das empresas. Para isso, o usuário precisa descrever o problema e abastecer o programa com uma base de dados. De acordo com a marca, quem contrata os serviços tem uma economia de 80% caso o fizesse com outras empresas de low code. A aplicação está disponível para teste e sua cobrança é baseada no tempo de uso.

O catálogo também oferece o Amazon Q Apps, que automatiza atividades rotineiras, como criar planos de integração ou escrever textos de marketing. Além disso, inclui o recurso Amazon Bedrock, que protege ferramentas de IA generativa de alucinações, situações em que a inteligência artificial dá respostas incorretas ou pouco precisas.

Para fortalecer todo este ecossistema, a Amazon também optou por desenvolver cursos e buscar soluções mais sustentáveis. Neste caso, os chips de serviço de nuvem Amazon EC2 R8g estão mais potentes, com eficiência energética, graças aos processadores Graviton4.