Mais de um quarto dos trabalhadores norte-americanos (28%) disseram que usam o ChatGPT com frequência, isso considerando a semana entre 11 e 17 de julho, mas apenas 22% relatam estar efetivamente autorizados por seus empregadores a usar ferramentas externas de IA generativa.

A informação é de uma pesquisa da Reuters com a Ipsos feita nos Estados Unidos com 2,6 mil pessoas, e margem de erro de dois pontos percentuais. A análise indica ainda que outro quarto (25%) de funcionários não sabem se podem ou não usar tecnologias de inteligência artificial. Apenas 10% responderam que foram expressamente proibidos de usar ferramentas externas de IA no ambiente de trabalho.

Junto com a pesquisa, a agência de notícias traz casos de empresas que estão usando a versão gratuita do ChatGPT, como um funcionário do Tinder que confirma em sigilo que executivos da companhia usam a IA generativa em tarefas comuns, como escrever e-mails. Lembra ainda que o uso pode trazer riscos e que, em maio, a Samsung proibiu o uso da IA generativa na empresa após descobrir que funcionários colocaram uma linha de código sensível para validação em uma dessas plataformas.

Ressalvas

Vale dizer, o ChatGPT em sua versão gratuita no uso corporativo não é indicado pela própria Microsoft, investidora da OpenAI, a criadora da IA generativa que explodiu em uso desde novembro do ano passado.

Em passagem no Super Bots Experience 2023, Marcondes Farias, diretor de produto para Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil, afirmou que o uso ideal no meio corporativo é o da versão paga do ChatGPT, que tem proteções para manter as informações dentro da empresa contrata.

Igualmente, Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia para busca do Google, afirmou, no lançamento do Bard para o Brasil e outros 27 países, em julho deste ano, que a plataforma de IA generativa da companhia ainda é uma experiência e pode ter falhas, como:

  • Vieses;
  • Preconceito;
  • Alucinações;
  • E até respostas ofensivas.

Possas lembrou ainda que o trabalho de desenvolvimento do Bard é contínuo e em fases.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!