Os provedores de serviços de telecom do Sul do País Unifique e MHNET Telecom se uniram para a criação de uma operadora móvel virtual (MVNO), a Fique Móvel. A mais nova empresa credenciada da Vivo e oferece, em um primeiro momento, planos pré-pagos com ofertas semanais, quinzenais e mensais. Os chips poderão ser comprados em lojas tanto da MHNET quando da Unifique e a nova empresa pretende alcançar 200 mil clientes até o fim de 2021.

O projeto nasce em conjunto para que a Fique Móvel ganhe escala. Segundo Lairto dos Santos, diretor de novos negócios da MHNET, o objetivo inicial é focar nos clientes da base que já conhecem as duas empresas. A MHNET, por exemplo, atua em mais de 80 cidades dos três estados do sul do País e possui 135 mil clientes. E a Unifique tem operação em mais de 100 municípios de Santa Catarina e do Paraná, totalizando 230 mil usuários. Juntas, elas somam 365 mil consumidores, todos potenciais usuários da nova MVNO.

“A ideia é usar da confiança que nossos clientes têm em nossas companhias para ganhar escala. Se pensarmos que nas casas são três pessoas morando, teremos cerca de 1 milhão de clientes potenciais. Nosso foco é nesse mercado e pretendemos fazer um cross-selling com a nossa base”, resume Santos.

Expansão e novidades

Com relação à expansão, o diretor de novos negócios da MHNET explicou que sua empresa chegou recentemente a Dourados (MS) e deve, em breve, oferecer os serviços da MVNO no município. As companhias também estudam fincar presença em cidades do interior de São Paulo. Para isso, devem usar outros provedores para serem revendedores dos chips da operadora móvel virtual. “Atualmente, temos mais de 100 provedores parceiros. A ideia é lançar mão dessa estratégia também. Pensamos em credenciar outros parceiros para vender os serviços da MVNO”, explicou o diretor de novos negócios.

Em um segundo momento, a Fique Móvel terá planos pós-pagos. Quando chegarem, será possível oferecer combos com os outros serviços oferecidos pela Unifque e pela MHNET de banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa. Santos também explicou que a MVNO deverá desenvolver seus produtos em parceria com a Vivo. “E vamos acompanhar o movimento do mercado também”, complementou.

Pandemia

O isolamento social causado pelo novo coronavírus obrigou os executivos a adaptarem o lançamento da Fique Móvel. As ações de campo, nas ruas, foram eliminadas e só recentemente as vendas nas lojas puderam começar, com a reabertura desses espaços. “Demos uma reduzida na velocidade das ações, lançamos mais timidamente até que a situação melhore, quando poderemos lançar mão de ações mais fortes. Não buscamos volume, mas queremos que o cliente entenda a nossa proposta e seja perene, de longo prazo, daí a importância da venda física. Todo o investimento e dedicação para lançar o produto depende de clientes de longo prazo para ser viável. Depois, quando lançarmos os combos, venderemos online”, disse. “Como estamos num mercado extremamente competitivo, com cidades de quase uma dezena de opções para contratar serviços para a sua residência, ou entregamos uma solução completa ou vamos sofrer com os concorrentes. Queremos nos igualar aos melhores do mercado”, completou o diretor de novos negócios da MHNET.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!