A disputa entre Apple e Epic Games ganhou um capítulo extra. A briga agora é em relação à entrada no jogo Fortnite com o botão de pré-registro da Apple com base no Apple ID, o Sign-In, que funciona em todos os dispositivos e sistemas operacionais da fabricante.
Entenda
No dia 9 de setembro, a desenvolvedora do jogo informou pelo perfil do Twitter do Fortnite que a partir do dia 11 de setembro os usuários não poderiam mais usar Sign-In para entrar no game; na quinta-feira, 10, a empresa do jogo publicou no Twitter que a Apple concedeu extensão sem data definida; em discordância com os tweets, a Apple disse em nota ao The Verge que jamais atuou para bloquear o acesso dos usuários do jogo ao Sign-In.
Apple will no longer allow users to sign into Fortnite using “Sign In with Apple” as soon as September 11, 2020. If you used “Sign In with Apple”, please make sure your email and password are up to date. https://t.co/T0Rq0tfrR7
— Fortnite Status (@FortniteStatus) September 9, 2020
Relembre caso da Epic
A confusão entre Epic e Apple começou na última no dia 13 de agosto. A Epic lançou um meio de pagamento dentro do Fortnite sem integração aos sistemas de billing de Apple e Google. Em seguida, a opção de download do jogo foi retirada da App Store e, no dia seguinte, da Google Play. Nas redes sociais, o CEO da desenvolvedora de jogos acusou a Apple de comportamento anticompetitivo. Além disso, a empresa entrou com processos na Corte Distrital do Norte da Califórnia para voltar às lojas de apps. Em resposta na Corte, a Apple afirmou que era vítima de um movimento orquestrado pela Epic, e que a desenvolvedora de jogos burlou o sistema de pagamento, o que gera quebra de contrato, punição e expulsão da App Store. Recentemente, a conta da Epic Games foi suspensa da App Store.