A plataforma de recompensas MeSeems, da empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital MindMiners, conta hoje com mais de 5 milhões de usuários cadastrados em todo o Brasil. A partir da ferramenta, os clientes são bonificados por atividades que realizam, como responder a estudos de mercado ou fazer compras na própria plataforma. O aplicativo, que também funciona como site na web, navega dentro de três principais recursos: pesquisa de mercado, marketplace e indicações de produtos ou serviços. 

Com o objetivo de recompensar o usuário, a gerente de negócios da MindMiners, Fabiane Quero, explica, em conversa com Mobile Time, as três possibilidades de bonificação. A primeira delas é respondendo a pesquisas de mercado. Quem responde ganha pontos que podem ser trocados por mais de 25 recompensas: recarga de celular, crédito para usar no McDonald’s, iFood, Outback e em lojas como Americanas, Casas Bahia, Lojas Renner, entre outras. Em média, um usuário pode ganhar até 500 pontos respondendo 10 pesquisas. Entretanto, é preciso preencher o perfil por completo para ser selecionado e receber os questionários. 

Outra possibilidade é acumular pontos no marketplace da plataforma. Caso o usuário da MeSeems queira realizar alguma compra online, e se seguir o fluxo de compra dentro do app ou na plataforma web nas mais de 150 lojas online disponíveis, ganha até 10 pontos por real gasto.

Por último, há a interação e o consumo de conteúdos sobre produtos e serviços. “Ali, funciona para nós tentarmos fomentar um espaço seguro em que pessoas consigam colocar as opiniões e falar sobre sua experiência. Além disso, queremos gerar avaliações que sejam, de fato, feitas por pessoas reais, não por influenciadores, blogueiros ou pessoas que são remuneradas por isso, mas sim por pessoas reais como o próprio usuário que está solicitando aquela avaliação e recebendo uma opinião sincera”, conta a gerente.

Ou seja, além do usuário ser remunerado nas pesquisas, é possível pedir sugestões ou indicar alguma experiência de consumo que teve com marcas de todo o Brasil. Os prêmios disponíveis para resgate são vários, ressalta Quero, seja um gift card do iFood ou da Uber, até transferência em dinheiro via PayPal.

Na pandemia, a executiva comenta que houve um aumento da procura de recompensas online, para as pessoas passarem o tempo em suas casas. Mesmo depois da pandemia, a base segue crescendo mensalmente e anualmente. “O nosso objetivo é que, ainda em 2023, consigamos crescer a nossa base em 40% comparado a 2022”, prevê.

A empresa de tecnologia, que completará 10 anos de atuação em breve, fará duas atualizações para o MeSeems ainda este ano. A expectativa é que, nos próximos meses, quem indicar a ferramenta poderá ganhar ainda mais pontos para trocar por recompensas, em uma mecânica de “convide e ganhe”. A plataforma também vai oferecer recompensas em Pix.

Atualmente, a base da plataforma de recompensa MeSeems está concentrada nas regiões Sudeste (50%), Nordeste (25%) e Sul (12%), enquanto as regiões Centro-Oeste e Norte concentram apenas 7% e 6%, respectivamente.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!