A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) recicla anualmente 30 mil toneladas de aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A instituição abriu o número em evento que anunciou o seu projeto educacional, intitulado de ABREE pra Educação, que visa educar crianças adolescentes sobre o descarte correto bem como a importância de reciclar esses aparelhos. Para isso, a entidade criou uma página na internet dedicada ao tema, em que oferece uma série de conteúdos, inclusive brincadeiras lúdicas, para responsáveis e educadores abordarem a reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Com o intuito de disseminar a novidade, a ABREE contou com o canal Manual do Mundo – Boravê para iniciar sua divulgação. A empresa também anunciará o projeto educacional em suas redes sociais e nas coletas itinerantes, que são pontos provisórios em cidades que não possuem local para receber os aparelhos descartados.

No entender da associação, com a iniciativa será possível ampliar o número de eletrônicos e criar uma cultura de descarte correto. “Para nós, é uma forma de criarmos formadores de opinião que certamente levarão esse conhecimento para familiares e amigos”, disse a gerente de relações institucionais da ABREE, Helen de Souza Brito. Questionada se desenvolveria um aplicativo para o projeto, a empresa afirma que não descarta a possibilidade.

A instituição conta com 3.541 pontos espalhados em 1.260 municípios de todos os estados brasileiros. Em sua dinâmica de funcionamento, a ABREE paga a empresas de transporte pela coleta e redireciona o conteúdo para a manufatura, onde os aparelhos são separados e levados para a reciclagem. Atualmente, a entidade gestora tem 54 associadas que representam 181 marcas, incluindo Nestlé, Mallory, Walita Carrefour, TIM e Vivo.