A proporção de brasileiros com smartphone que têm uma versão digital do seu documento de identidade armazenada em seu dispositivo subiu de 30% para 36% em um ano. Se analisado o intervalo de dois anos, o crescimento foi de 11 pontos percentuais. É o que indica a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre identificação e autenticação digitais que será lançada nas próximas semanas.

Pelo menos dois fatores contribuem para o avanço da RG digital no smartphone nacional: 1) começo da implementação da nova carteira de identidade nacional (CIN), que em junho deste ano ultrapassou marca de 10 milhões de emissões; 2) a existência de vários aplicativos de governos estaduais com seus respectivos documentos de identidade.

O uso de RG digital é mais comum entre os jovens de 16 a 29 anos (43%) do que entre brasileiros com 30 a 49 anos (32%) ou com 50 anos ou mais (35%). Por classe social, é um pouco mais comum nas classes A e B (39%), que na classe C (36%) e nas D e E (35%). Não há diferença por gênero.

RG digital

CNH é mais popular que RG digital 

Em um ano passou de 52% para 56% a proporção de brasileiros com smartphone que têm a carteira nacional e habilitação (CNH) em versão digital em seu dispositivo móvel. A CNH é o documento de identidade mais popular em versão digital no Brasil.

Entre homens, 62% têm a CNH no smartphone, ante 50% das mulheres. Por faixa etária, a proporção é maior no grupo com 50 anos ou mais (59%), do que naqueles de 30 a 49 anos (58%) e de 16 a 29 anos (47%), o que talvez indique um desinteresse dos mais jovens em dirigir ou em ter carro próprio – é uma geração cada vez mais acostumada a usar apps como Uber e 99. Na análise por classe social, 75% dos brasileiros com smartphone das classes A e B têm a CNH digital, ante 67% da classe C e 40% das classes D e E.

Título de eleitor e carteira de vacinação

O uso do título de eleitor e da carteira de vacinação em formato digital no universo de brasileiros que possuem smartphone se manteve praticamente estável em um ano: 44% e 37%, respectivamente.

No caso do título de eleitor é preciso ressaltar que sua instalação no smartphone costuma crescer em ano de eleição. Como a pesquisa foi feita em julho, antes de iniciado o período eleitoral, os dados não foram impactados por esse evento. É esperado que ao longo de setembro e outubro a presença do aplicativo e-Titulo cresça no smartphone nacional, e que diminua depois do segundo turno.

Foram entrevistados 2.067 brasileiros que possuem smartphone e acessam a Internet, entre os dias 10 e 29 de julho de 2024.

MobiMeeting Finance + ID

Os desafios do ITI no projeto da CIN e na massificação de certificados digitais serão tema de palestra a ser realizada pelo presidente do ITI, Enylson Camolesi, durante o MobiMeeting Finance + ID, evento organizado por Mobile Time no dia 30 de outubro, no WTC, em São Paulo. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobimeeting.com.br

Ilustração no alto: Nik Neves para Mobile Time