Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, a Vivo inaugura em São Paulo na noite desta sexta, 11, sua primeira loja nos padrões Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). O espaço no Shopping VillaLobos tem 167m² e atende a mais de 80 pontos de nove categorias exigidas para a certificação internacional em ponto de venda, o selo U.S. Green Building Council.

Segundo informa a operadora, a “experiência sustentável” envolve a redução do consumo de eletricidade, com compra de energia a partir de fontes renováveis; uso do mobiliário com certificação ambiental; e a não utilização de papel e copos plásticos. Este último item, aliás, a empresa quer abolir de vez em todas as lojas até o final deste mês.

A previsão da redução do consumo energético é de mais de 28% em relação a uma loja tradicional. A Vivo instalou sistemas de automação para controle da iluminação, “calibrado para garantir economia e segurança”, e sistemas de ar-condicionado com consumo reduzido de água gelada e equipamento de recuperação de energia. Além disso, há sensores de presença e de desligamento automático de iluminação. Toda a geração de energia é 100% renovável por meio de sistema fotovoltaico (painel solar) e da contratação de “energia verde” no mercado livre incentivado.

O ponto de venda da operadora ainda usa sistema de recuperação de energia, que requer menos uso do ar-condicionado e contribui para a redução do consumo de água. A renovação do ar é feita por filtragem fina, possibilitando a retenção de partículas e poluentes. A Vivo diz que a taxa de renovação é 30% maior do que a exigida por normas internacionais, o que forneceria maior capacidade de diluição dos poluentes.

“A busca pela certificação LEED, selo Platinum, faz parte da estratégia de sustentabilidade da empresa e tem como objetivo aumentar as ações sustentáveis no manual dos pontos de experiência replicando esta iniciativa, o que demonstra a busca da Vivo por um crescimento sustentável”, declara em comunicado a executiva de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!