|Mobile Time Latinoamérica| A fabricante de chipsets Foxconn anunciou que construirá a maior planta desse componente no México. De acordo com a coletiva de imprensa, a fábrica será dedicada à produção de chips avançados para a Nvidia.

Esta não é a primeira planta da empresa no México, a empresa já investiu mais de US$ 500 milhões no estado de Chihuahua. Desta vez, a planta estará localizada em Guadalajara, Jalisco.

Devido às tensões geopolíticas, diversas empresas de tecnologia buscam reduzir sua dependência da China, transferindo sua produção para outros países, o que tem tornado o México um destino atraente para esses investimentos.

Em linha com isso, a Secretaria de Economia do governo federal mexicano afirmou em sua apresentação do Plano de Trabalho 2024-2030 que está colaborando com as principais importadoras da Ásia, incluindo a Foxconn, para estabelecer um plano de substituição de importações.

O objetivo é identificar produtos que possam ser manufaturados no México, contribuindo para a relocalização de cadeias produtivas e fortalecendo a produção eletrônica no país, uma indústria na qual o México ainda possui baixo valor agregado.

Que tipo de chips a Foxconn fabricará para a Nvidia no México?

Atualmente, a empresa taiwanesa monta os processadores gráficos da Nvidia em módulos prontos para a utilização em centros de dados de IA . Isso ajudou a valorizar suas ações em 90% até agora em 2024.

Segundo a empresa, a cadeia de suprimentos está pronta para a revolução da IA, e na nova megaplanta de chips serão incorporadas tecnologias avançadas de resfriamento líquido e dissipação de calor.

 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!