O X (Android, iOS) voltou às paradas de sucesso nas lojas de aplicativos do Brasil. Após 40 dias com acesso bloqueado por ordem do STF, período no qual amargou números ínfimos de downloads, a liberação da Justiça nesta semana para a plataforma operar no País fez o seu número de instalações diárias dar um salto de quase dez vezes, de acordo com dados levantados por Mobile Time junto à AppMagic.

O X vinha tendo menos de 10 mil downloads diários até antes do desbloqueio, somando Android e iOS. Na última segunda-feira, 7, por exemplo, foram apenas 6 mil downloads. No dia seguinte, já com a circulação da notícia de que o desbloqueio estaria próximo, o volume de downloads subiu para 21 mil. Na quarta-feira, 9, com a confirmação da liberação, foram 49 mil instalações. E na quinta-feira, 10, chegou a 54 mil. Em quatro dias, o app de Elon Musk passou de 861ª posição entre os apps mais baixados do Brasil para a 21ª, de acordo com as estimativas da AppMagic.

Bluesky e Threads contra o X

Por outro lado, quem sentiu a volta do X foi o rival Bluesky. Em quatro dias, seu volume diário de downloads no Brasil caiu pela metade: na segunda-feira tinha registrado 12 mil, enquanto na quinta-feira foram apenas 6 mil.

O Threads, por sua vez, continua muito acima de ambos, porque conta com o apoio de peso do Instagram, que pertence ao mesmo grupo econômico (Meta) e constantemente o promove em seu feed. O Threads registra diariamente mais de 100 mil downloads no Brasil e figura sempre entre os 10 mais baixados. Na segunda-feira passada registrou 109 mil insalações, por exemplo. E na quinta-feira, já com X desbloqueado, registrou de novo 109 mil.